Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Corinthians busca primeiro lugar do grupo contra o perigoso Ituano

Gustagol se recupera de dores no joelho, mas deve iniciar jogo no banco, com Boselli ganhando mais uma oportunidade como titular

Futebol|Eugenio Goussinsky, do R7

Danilo Avelar tem apresentado bom rendimento na esquerda
Danilo Avelar tem apresentado bom rendimento na esquerda

Vencer o Ituano, em Itu, pode não ser um desafio gigante, como ficaram conhecidos objetos ligados à cidade, mas é uma tarefa que não deixa de ser difícil para o Corinthians, nesta quarta-feira (20), às 21h30, em Itu, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.

Leia mais: Gustagol treina normalmente e deve reforçar o Corinthians contra Ituano

O time do interior, afinal, lidera o grupo D, com 17 pontos e classificação garantida, algo que o São Paulo ainda não conseguiu no mesmo grupo.

E o Corinthians, invicto há nove jogos, precisa da vitória para assegurar a primeira colocação em seu grupo, o C, o qual lidera com 18 pontos, e jogar a segunda partida das quartas de final em casa.


A Ferroviária joga fora de casa contra o Novorizontino, mas pode ficar em primeiro caso conquiste os três pontos e o Corinthians não vença. 

Leia também

Dúvida no ataque


Há grande probabilidade de o time dirigido por Fábio Carille ter de volta o atacante Gustagol, que ficou de fora por três jogos, por causa de dores no joelho. Ele deverá iniciar o jogo no banco, com Boselli ganhando mais uma oportunidade como titular.

As outras duas vagas no ataque estão entre Vágner Love, Pedrinho e Clayson, que comemorou o aniversário de 24 anos nesta terça-feira (19). Love tem sido o destaque do time, com boa movimentação e poder de criação. Mas poderá ser poupado pelo técnico.


Outro jogador que tem presença certa é o lateral-esquerdo Danilo Avelar. Ele tem feito boas atuações desde o início da temporada. Mas somente nos últimos dias os dirigentes perceberam sua eficiência como titular e deixaram de priorizar a contratação de Guilherme Arana para o setor.

Nova fase

O próprio Avelar diz ter consciência de seu potencial e garante que o gol feito contra o Palmeiras, em clássico desta fase, não o empolgou em excesso.

"A minha confiança não vem do jogo do Palmeiras. Para mim, o gol contra o Palmeiras foi apenas um fato. Quem entende de futebol sabe que todos estão sujeitos a fazer um gol. Desde as primeiras partidas, eu venho sendo regular, mas no nosso futebol só é valorizado quem dá um cruzamento ou faz um gol. Mas analisando dados, eu tenho grandes números desde a primeira partida. Todos os dias venho trabalhando, conquistando o meu espaço.”

Mais uma vez, Fágner, que foi convocado para a seleção brasileira, ficará de fora. Ele já não participou da vitória sobre o Oeste, no último domingo, por estar suspenso. Michel Macedo, o seu substituto, mostrou qualidades e será mantido.

Veja mais: Corinthians inscreve meia-atacante Marquinhos no Paulistão

Ituano e Itu

O que mais preocupa Carille é novamente fazer o time manter um sistema defensivo sólido, algo que o Corinthians vem conseguindo nos últimos dois jogos, para evitar surpresas contra o perigoso Ituano.

O adversário fez 5 a 1 no Santos (este sim um resultado de Itu) e, dirigido por Vinícius Bergantin, tem nas jogadas rápidas do meia Corrêa e dos atacantes Martinelli, Morato e Ramon, um de seus principais pontos fortes.

Cidade de gigantes

A fama de Itu como "Cidade dos Exageros" veio graças ao humorista Francisco Flaviano de Almeida, conhecido como Simplício.

Nascido em Itu, ele participou, entre outros, do famoso programa "Praça da Alegria", comandado por Manuel da Nóbrega na antiga TV Tupi.

Certa vez, em outro programa nos anos 60, Simplício trocou o roteiro estabelecido por um improviso. Em tom de brincadeira, começou exagerar ao falar do tamanho das coisas em sua cidade, que a partir daí ganhou a tal fama. Simplício morreu em 2003, aos 87 anos.

Mas, antes disso, Itu já tinha sido palco de uma importante reunião, a Convenção de Itu, realizada em 1873.

Veja mais: Boselli minimiza disputa com Gustagol: 'Podemos jogar juntos'

O acontecimento, este sim, de dimensões gigantes, serviu para dar início ao movimento republicano no âmbito político, culminando com a proclamação da República em 1889. 

Prudente de Morais, o primeiro presidente republicano, nasceu em Itu e estava presente na convenção.

No futebol, por sua vez, a cidade também é um local simbólico. Diante do difícil Ituano, uma equipe como o Corinthians, para vencer, precisa fazer seu papel e jogar como time grande. 

FICHA TÉCNICA:

Ituano x Corinthians

Local: estádio Novelli Junior, Itu, São Paulo

Data e horário: quarta-feira (20 de março) às 21h30

Árbitro: Anderson José de Moraes Coelho

Assistentes: Marco Antonio de Andrade Motta Júnior e Alessandro Darcie

ITUANO: Pegorari; Jonas, Léo Santos, Ricardo Silva e Peri; Baralhas, Marcos Serrato e Corrêa; Martinelli, Morato e Ramon. Técnico: Vinícius Bergantin.

CORINTHIANS: Cássio; Michel Macedo, Manoel, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Júnior Urso, Sornoza e Pedrinho; Vágner Love e Boselli. Técnico: Fábio Carille. 

Negócio fechado! Veja as contratações do mercado da bola

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.