Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Técnico da França, Deschamps pode alcançar marca de Pelé e Zagallo

Francês está desde 2012 no comando da seleção, que chega pela segunda vez consecutiva na final da Copa do Mundo

Copa do Mundo|Do R7

Didier Deschamps já venceu 14 jogos em Copas do Mundo como treinador da seleção da França
Didier Deschamps já venceu 14 jogos em Copas do Mundo como treinador da seleção da França Didier Deschamps já venceu 14 jogos em Copas do Mundo como treinador da seleção da França

A França venceu a seleção de Marrocos por 2 a 0 na semifinal e garantiu a vaga na grande final da Copa do Mundo do Catar, contra a Argentina. O técnico Didier Deschamps está no comando da seleção francesa desde 2012 e, caso conquiste o troféu da competição, o ex-jogador pode alcançar a marca de ser tricampeão, como Pelé e Zagallo.

Deschamps foi o capitão dos Bleus — azuis, na tradução, que é o apelido dado à seleção da França — no Mundial de 1998. Na final contra o Brasil, que aconteceu no Stade de France, os franceses venceram por 3 a 0 e se tornaram campeões do mundo pela primeira vez. Na ocasião, quem ergueu o troféu foi Deschamps.

Quando Deschamps ergueu o troféu da Copa de 1998, o francês atuava no Juventus, da Itália
Quando Deschamps ergueu o troféu da Copa de 1998, o francês atuava no Juventus, da Itália Quando Deschamps ergueu o troféu da Copa de 1998, o francês atuava no Juventus, da Itália

O francês se aposentou em 2001 e 11 anos mais tarde, em 2012, a Federação Francesa de Futebol (FFF) anunciou que Deschamps se tornaria o técnico da seleção nacional, para substituir Laurent Blanc. Após uma tentativa frustrada de tornar a França bicampeã em 2014, o ex-jogador chegou ao Mundial da Rússia em 2018 com novos craques, como Mbappé.

A França venceu 6 dos 7 jogos e se tornou bicampeã do mundo, assim como o técnico, que venceu o cobiçado troféu como jogador e técnico. Em 2022, apesar de desfalques como Pogba e Kanté, os franceses chegaram pela segunda vez consecutiva à final, e Deschamps pode se tornar tricampeão.

Publicidade

Os outros dois tricampeões do mundo fizeram parte da seleção brasileira. Pelé é o maior campeão de Mundias como jogador e foi campeão nas Copas de 1958, 1962 e 1970. Zagallo, ao lado de Pelé, conquistou o troféu em 1958 e 1962. No comando do time do Brasil em 1970, conquistou o tricampeonato como técnico. O Velho Lobo ainda teve uma participação na conquista do tetracampeonato, em 1994, já que fazia parte da comissão técnica.

Argentina e França disputam a grande final neste domingo (18), às 12h (de Brasília), no estádio Lusail. As duas seleções competem para conquistar o tricampeonato.

França X Marrocos: veja as melhores fotos do jogo da semifinal da Copa do Mundo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.