Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sorteio dos grupos da Copa do Mundo acontece nesta sexta; veja tudo o que você precisa saber

Seleções estarão divididas em potes para a formação das oito chaves do torneio que começa em 21 de novembro

Copa do Mundo|

O sorteio da Copa do Mundo acontece nesta sexta-feira (1º), às 13 horas de Brasília, em Doha, no Catar. Apesar da espécie de pontapé oficial para o torneio, apenas 29 dos 32 participantes são conhecidos. Confira a seguir tudo o que você precisa saber.

Restam três vagas a serem preenchidas. Uma delas na zona europeia, porque a Ucrânia teve a semifinal de seu playoff contra a Escócia adiada para junho, devido à invasão russa no fim de fevereiro. O vencedor desse duelo disputará uma vaga no Mundial contra o País de Gales. 

Copa do Mundo, que acontecerá no Catar, já conhece 29 dos 32 participantes
Copa do Mundo, que acontecerá no Catar, já conhece 29 dos 32 participantes Copa do Mundo, que acontecerá no Catar, já conhece 29 dos 32 participantes

As outras duas vagas virão de duas repescagens intercontinentais: Peru contra o vencedor de um playoff da zona asiática entre Emirados Árabes Unidos e Austrália, e em outro confronto, Nova Zelândia contra Costa Rica. 

A Uefa será a única confederação que poderá ter duas das suas seleções no mesmo grupo. Não pode haver duas sul-americanas, asiáticas, africanas ou da Concacaf na mesma chave. 

Publicidade

As 32 seleções serão divididas em quatro grupos de oito, que se dividem nos potes do sorteio com base no ranking da Fifa divulgado nesta quinta-feira, às vésperas do sorteio, tendo o Catar como cabeça de chave do Grupo A como anfitrião.

Completando a lista de cabeças de chave estão Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal. 

Publicidade

No pote 2 estarão cinco países europeus (Alemanha, Holanda, Dinamarca, Croácia e Suíça), dois da Concacaf (México e Estados Unidos) e um da Conmebol (Uruguai).

Os vencedores dos últimos três playoffs são considerados seleções do pote 4. 

Publicidade

Cada um dos potes será esvaziado durante o sorteio, com bolas sendo retiradas sucessivamente. O sorteio vai começar pelo pote 1 e terminar pelo pote 4. 

Cada equipe receberá então um número, de 1 a 4, que corresponderá à sua posição dentro do grupo, uma informação que servirá para definir a ordem das partidas. 

O calendário definitivo e o local das partidas serão oficializados mais adiante pela Fifa.

Veja as seleções já classificadas para a Copa do Mundo de 2022

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.