Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Problema diplomático faz Costa Rica cancelar amistoso com o Iraque

O duelo entre as seleções foi por água abaixo por causa de um problema que envolve também os Estados Unidos; entenda o caso

Copa do Mundo|Do R7

Keylor Navas é o goleiro titular e a grande estrela da seleção da Costa Rica
Keylor Navas é o goleiro titular e a grande estrela da seleção da Costa Rica Keylor Navas é o goleiro titular e a grande estrela da seleção da Costa Rica

A Costa Rica e o Iraque se enfrentariam nesta quinta-feira (17), às 11h (de Brasília), para um amistoso preparatório antes da Copa do Mundo do Catar, mas a partida foi cancelada devido a problemas diplomáticos. O desentendimento ocorreu depois que um acordo preestabelecido com o Iraque, de que não fossem carimbados os passaportes da delegação costa-riquenha, não foi cumprido. 

A Costa Rica, inclusive, depois de cruzar a fronteira entre o Kuwait e o Iraque, seguiria de ônibus até o local do amistoso justamente para conseguir driblar as exigências diplomáticas iraquianas. Caso o passaporte fosse carimbado no Iraque, atletas costa-riquenhos que atuam na MLS, a liga americana de futebol — como o zagueiro Bryan Oviedo, o lateral-esquerdo Ronald Matarrita e o meia Daniel Chacón — não poderiam retornar para os EUA.

Além disso, por fazer parte da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe ou Caraíbas), a seleção da Costa Rica enfrenta com frequência a seleção dos Estados Unidos em solo americano. 

Segundo o presidente da Federação Costarriquenha de Futebol, Rodolfo Villalobos, o acordo para que os passaportes não fossem carimbados foi feito por escrito e também verbalmente com o embaixador iraquiano no Kuwait e com o presidente da Federação Iraquiana e ministro de Esportes do país asiático.

Publicidade

A Costa Rica, dessa forma, irá ao Catar nesta sexta-feira (18), seguindo seu cronograma, mas sem a realização de partida preparatória. Os costa-riquenhos estão no Grupo E, ao lado de Alemanha, Espanha e Japão, e estreiam na próxima quarta-feira (23), às 13h (de Brasília), contra os espanhóis. 

Amigos e parentes se despedem de Isabel Salgado, ícone do vôlei; veja fotos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.