Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esportes

Messi e Mbappé, companheiros no PSG, disputam final e prêmio de melhor da Copa do Mundo

Argentina e França se enfrentam no domingo (18), às 12 horas (de Brasília), pela grande final do Mundial do Catar 2022

Copa do Mundo|André Avelar, do R7, em Al Khor, no Catar

Kylian Mbappé está empatado com Lionel Messi na artilharia da Copa 2022: cinco gols
Kylian Mbappé está empatado com Lionel Messi na artilharia da Copa 2022: cinco gols

Primeiro veio Neymar e, por último, Lionel Messi. Não importa. Kylian Mbappé ainda é a estrela do Paris Saint-Germain no projeto de poder do time em contratar simplesmente as maiores estrelas do futebol mundial. Se o brasileiro voltou para a casa mais cedo, o argentino e o francês disputarão a final da Copa do Mundo. Mais do que isso, o título poderá representar o prêmio de melhor jogador do Catar 2022.

A grande decisão acontece no domingo (18), às 12 horas (de Brasília), no estádio Lusail. Um dia antes, no mesmo horário, no Internacional Khalifa, terá sido disputada a decisão do terceiro lugar, entre Croácia e Marrocos.

Leia também

Pelo Catar, país em que o PSG e o seu presidente, Nasser Al-Khelaiffi, tem as suas bases comerciais, o trio de ataque está em toda e qualquer propaganda. De bebidas lácteas até celulares, tudo lembra o time da capital francesa. Nos estádios, é verdade, a preferência pelo francês fica para trás, como visto nas vaias em que recebeu na vitória contra o Marrocos, entre a maioria dos 68 mil presentes no estádio Al Bayt.

O sucesso que o brasileiro e o argentino fazem na Ásia movimenta um mercado sem igual, traduzido nas camisas, nem sempre originais, nas arquibancadas. Nas últimas partidas, por exemplo, era comum ver a idolatria mesmo da torcida adversária quando um gênio de tamanho calibre tocava na bola. A relação virou quase de uma devoção ao jogador.


Todos os gols de Kylian Mbappé em Copas do Mundo (9)

Rússia 2018: França 1x0 Peru — 1 gol



Rússia 2018: França 4x3 Argentina — 2 gols

Rússia 2018: França 4x2 Croácia — 1 gol


Catar 2022: França 4x1 Austrália — 1 gol


Catar 2022: França 2x1 Dinamarca — 2 gols

Catar 2022: França 3x1 Polônia — 2 gols

Todos os gols de Lionel Messi em Copas do Mundo (11)

Alemanha 2006: Argentina 6x0 Sérvia e Montenegro: 1 gol

África do Sul 2010: sem gol

Brasil 2014: Argentina 2x0 Bósnia Herzegovina - 1 gol

Brasil 2014: Argentina 1x0 Irã - 1 gol

Brasil 2014: Argentina 3x2 Nigéria - 2 gols

Rússia 2018: Argentina 2x1 Nigéria - 1 gol

Catar 2022: Argentina 1x2 Arábia Saudita - 1 gol

Catar 2022: Argentina 2x0 México -1 gol

Catar 2022: Argentina 2 x 1 Austrália - 1 gol

Catar 2022: Argentina 2 (4) x (2) 2 Holanda - 1 gol

Catar 2022: Argentina 3 x 0 Croácia - 1 gol

Lionel Messi já marcou 11 gols em cinco edições de Copa do Mundo
Lionel Messi já marcou 11 gols em cinco edições de Copa do Mundo

Logo em que começou a despontar como um dos jogadores da Copa, na classificação francesa às quartas de final, Mbappé foi perguntado pelo R7 se estava de olho no prêmio de Bola de Ouro da Copa do Mundo. O jogador, que recebeu o troféu de melhor jogador jovem na Rússia 2018, foi categórico em dizer que está aqui apenas de olho na terceira estrela no uniforme (foram campeões em 1998 e 2018).

Quem também quer a terceira estrela são os argentinos (1978 e 1986). Quando muitos duvidavam do que ainda seria capaz, Messi desandou a fazer gols, demonstrou a sua veia destruidora de recordes e classificou a equipe à final. Foram cinco gols em seis jogos, tendo ainda perdido um pênalti na partida em que passou em branco na última Copa em que disputará. Em todo o caso, os dois jogadores estão empatados com cinco gols na artilharia da competição.

Neymar deixou o Barcelona e desembarcou na Cidade Luz em agosto de 2017. A negociação envolveu 222 milhões de euros (mais de R$ 820 milhões na época) e Torre Eiffel iluminada com o nome do jogador. Na mesma época, em um empréstimo de um ano junto ao Monaco, Mbappé reforçou a equipe até ser contratado em definitivo na temporada seguinte por cerca de 180 milhões de euros.

Sem o título da Champions League, obsessão no clube fundado em 1970, no entanto, Messi também deixou a Catalunha, defasada em grana, e foi para a capital francesa no ano passado. Juntos, os três craques pararam nas oitavas de final da competição europeia, mas ficaram com o título nacional.

O técnico da França, Didier Deschamps, não quis se deter tanto ao duelo quando perguntado na entrevista coletiva após a partida de classificação. Ainda assim, ele apostou em uma ótima partida.

“Lionel Messi está em uma ótima performance desde o início do torneio. Ele agora tem jogado atrás dos meias, recebendo a bola, correndo e, claro, é um dos melhores jogadores no mundo. Vamos tentar conter ele, da mesma forma que eles vão tentar conter as ações dos nossos jogadores”, disse Deschamps.

A final da Copa do Mundo é também uma briga nos vestiários do PSG.

França X Marrocos: veja as melhores fotos do jogo da semifinal da Copa do Mundo

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.