Durante o sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar, nesta sexta-feira (01), todos conheceram a mascote desta edição: La'eeb. O personagem se junta a diversas figuras marcantes de cada evento desde a realizada na Inglaterra, em 1966. Confira a seguir cada mascote das edições da Copa do Mundo:
Copa do Mundo da Inglaterra - 1966: Willie
Primeira mascote da história das Copas, Willie é um Leão, animal considerado símbolo no Reino Unido. Ele veste uma blusa com a bandeira do país.
Copa do Mundo do México - 1970: Juanito
Mascote Juanito é um garoto vestido com o uniforme da seleção mexicana e um "sombrero", chapéu tradicional do México.
Copa do Mundo da Alemanha - 1974: Tip e Tap
Em 1974, foram dois mascotes. Tip e Tap simbolizavam a união que a Copa queria passar. Na época, a Alemanha era marcada pela Segunda Guerra Mundial e dividida em Ocidental e Oriental.
Copa do Mundo da Argentina - 1978: Gauchito
Gauchito é um garotinho vestido com o uniforme da seleção Argentina, acompanhado de um chapéu típico.
Copa do Mundo da Espanha - 1982: Naranjito
Naranjito é uma laranja, fruta típica da Comunidade Valenciana e Andaluzia. A mascote veste o uniforme da seleção espanhola e carrega a bola na mão.
Copa do Mundo do México - 1986: Pique
Pique é uma pimenta, tradicional do México. Ela também usa um "sombrero" e veste um uniforme vermelho e branco.
Copa do Mundo da Itália - 1990: Ciao
Ciao é um boneco composto por barras e traz as cores da bandeira italiana. A composição das formas geométricas fazem a mascote ter o formato de um jogador de futebol, com uma bola representando a cabeça.
Copa do Mundo dos Estados Unidos - 1994: Striker
Striker é um cãozinho sorridente vestido com uma roupa com as cores da bandeira dos Estados Unidos. A intenção de colocar o principal bicho de estimação dos EUA era chamar mais atenção para o evento de um esporte pouco popular no país na época.
Copa do Mundo da França - 1998: Footix
Uma Copa na França não poderia ter uma mascote diferente: um galo. Footix tem o corpo azul, da cor do uniforme francês, e tem o nome que traz a mistura de "Football" e "Asterix", famoso personagem de desenho animado do país.
Copa do Mundo da Coréia do Sul/Japão - 2002: Spheriks - Ato, Kaz & Nik
Para representar a Copa realizada em dois países diferentes, três personagens: Ato, Kaz e Nik. Com aparência de seres de outro planeta, não usam acessórios ou roupa.
Copa do Mundo da Alemanha - 2006: Goleo VI
Goleo é um leão que traz consigo a Pille, uma bola falante. A mascote usa uma blusa branca com 06 na frente, representando o ano da Copa.
Copa do Mundo da África do Sul - 2010: Zakumi
Zakumi é um leopardo, um dos animais da rica flora da África do Sul. Ele tem o cabelo verde e usa um short da mesma cor, representando a camuflagem.
Copa do Mundo do Brasil - 2014: Fuleco
Fuleco é inspirado no tatu-bola. O animal, inclusive, é característico da região de caatinga do nordeste do Brasil e está ameaçado de extinção. O nome é a junção de "futebol" e "ecologia".
Copa do Mundo da Rússia - 2018: Zabivaka
Zabivaka é um lobo antropomórfico cinza que usa um óculos laranja, short vermelho e uma blusa branca com as mangas azuis.
Copa do Mundo do Qatar - 2022: La'eeb
La'eeb tem a forma de um lenço de cabeça tradicional da cultura árabe. O nome da mascote significa "jogador super habilidoso".