Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Irã divulga lista de convocados para a Copa do Mundo com presença de jogador ativista

Sardar Azmoun, do Bayer Leverkusen, apoiou protestos no país asiático e correu risco de ficar fora do Mundial

Copa do Mundo|

Sardar Azmoun, de 27 anos, não é bem visto pela Federação Iraniana por comentários políticos
Sardar Azmoun, de 27 anos, não é bem visto pela Federação Iraniana por comentários políticos Sardar Azmoun, de 27 anos, não é bem visto pela Federação Iraniana por comentários políticos

O Irã anunciou a lista de, por enquanto, 25 atletas convocados para a Copa do Mundo. Entre eles, o nome de Sardar Azmoun chamou a atenção. A presença do jogador de 27 anos no Qatar era incerta devido a manifestações nas redes sociais onde afirmou que 'as regras da seleção impediam os atletas de comentarem sobre protestos nacionais'.

As manifestações no país asiático já duram mais de dois meses e são realizados por universitários locais que protestam contra a segregação por sexo nos refeitórios da universidade.

Após a morte da jovem Mahsa Amini, de 22 anos, que estava sob custódia em detenção da polícia seguindo o rígido código de vestimenta imposto pelo país às mulheres, os protestos se intensificaram no Irã e os atletas de seleção retiraram as fotos de perfil no Instagram em apoio à causa. Já Azmoun foi mais longe e fez um post sobre o caso nas redes sociais.

- Pelas regras da seleção, somos proibidos de falar até o campo de treinamento terminar, mas não posso mais ficar quieto. Se for expulso da seleção nacional por isso, este sacrifício não vale nem um único fio de cabelo na cabeça de uma mulher iraniana. Vocês deveriam se envergonhar pela facilidade com que matam pessoas. Viva as mulheres do Irã - declarou.

Publicidade

Segundo informações da imprensa internacional, a Federação Iraniana estaria pressionando o treinador Carlos Queiroz a refletir sobre a convocação do atleta que atua no Bayer Leverkusen. Além do mais, Azmoun vem se recuperando de uma lesão na panturrilha desde outubro. No entanto, apesar disso, o português confirmou o atacante na lista final.

Dentro de campo, um dos principais nomes do Irã para a Copa do Mundo é Mehdi Taremi. O atacante, que defende o Porto, marcou 13 gols em 19 partidas disputadas nesta temporada.

Publicidade

O Irã está no Grupo B, ao lado dos Estados Unidos, Inglaterra e País de Gales. A estreia acontece no dia 21 de novembro, contra os ingleses, em Doha.

Veja os nomes dos 25 atletas convocados pelo Irã

Publicidade

- Goleiros: Alireza Beiranvand (Persépolis), Amir Abedzadeh (Ponferradina), Seyed Hossein Hosseini (Esteghlal) e Payam Niazmand (Sepahan);

- Defensores: Ehsan Hajsafi (AEK Atenas), Morteza Pouraliganji (Persépolis), Ramin Rezaeian (Sepahan), Milad Mohammadi (AEK Atenas), Hossein Kanaanizadegan (Al Ahli), Shojae Khalilzadeh (Al Ahli), Sadegh Moharrami (Dinamo Zagreb), Rouzbeh Cheshmi (Esteghlal), Majid Hosseini (Kayserispor) e Abolfazl Jalali (Esteghlal);

- Meias: Ahmad Noorollahi (Shabab Al Ahli), Saman Ghoddos (Brentford), Vahid Amiri (Persepolis), Saeid Ezatolahi (Vejle), Alireza Jahanbakhsh (Feyenoord), Mehdi Torabi (Persepolis), Ali Gholizadeh (Charleroi) e Ali Karimi (Kayserispor);

- Atacantes: Karim Ansarifard (Omonia Nicosia), Sardar Azmoun (Bayer Leverkusen) e Mehdi Taremi (Porto).

Conheça história do ex-goleiro da Espanha que perdeu Copa do Mundo por causa de perfume

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.