Jogadores, treinadores, torcedores… Apaixonados por esportes em geral esperam há 32 anos uma das maiores rivalidades da história do futebol em Copas do Mundo: Brasil X Argentina. Pela segunda vez em três edições seguidas, os hermanos fizeram a parte deles, mas foi a equipe pentacampeã quem falhou na missão de avançar e confirmar o encontro sul-americano.
Em um dia de quartas de final, o Brasil foi eliminado pela Croácia no estádio Cidade da Educação e, horas depois, viu a Argentina suar para vencer a Holanda, no Lusail. Ambas as partidas tiveram prorrogações emocionantes e disputa de pênaltis de fazer o coração sair pela boca. O time verde-amarelo parou pelo caminho, enquanto o albiceleste se classificou para as semifinais.
Argentinos queriam clássico contra brasileiros, mas comemoram eliminação do rival
CARL RECINE/REUTERS - 9.12.2022Leia também
Alemanha 1974: Brasil 2 X 1 Argentina
Argentina 1978: Brasil 0 X 0 Argentina
Espanha 1982: Brasil 3 X 1 Argentina
Itália 1990: Brasil 0 X 1 Argentina
“Foi uma pena o que aconteceu ontem [nas quartas de final]. As pessoas aqui do Catar, dos Emirados Árabes, da Arábia Saudita, do Irã, do Paquistão torcem muito para Brasil e Argentina. Lá no Paquistão, as casas estão enfeitadas com bandeiras do Brasil ou do Argentina. Uma partida entre os dois seria divertido”, disse o motorista Mohammed Gaznabi, que jurou torcida para o Brasil, apesar do sorrisinho ao ver a bandeira do país no uniforme da reportagem, após a partida no estádio Cidade da Educação.
Caso a seleção brasileira tivesse avançado, enfrentaria a equipe argentina pela semifinal, na próxima terça-feira (13), às 16h. Em vez da Canarinho, a seleção da icônica camisa quadriculada estará lá para disputar uma vaga na grande decisão.
Brasil, de Antony, terminou com a cara no chão na derrota para a Croácia
ANNEGRET HILSE/REUTERS - 9.12.2022Situação semelhante já havia acontecido na Copa de 2014. Ao levar 7 a 1 da Alemanha, o Brasil não só sofreu a pior derrota de sua história como também ficou impossibilitado de enfrentar a rival na final, em casa, no Maracanã, diante de quase 80 mil torcedores. Naquela ocasião, a Argentina passou pela Holanda, mesma rival das quartas no Catar 2022.
Na Rússia 2018, as duas seleções decepcionaram com eliminações precoces nas oitavas e nas quartas: Argentina para a campeã França, e Brasil diante da terceira colocada Bélgica.
“Queria ver os sul-americanos na final, mas desde o cruzamento das oitavas já não foi possível. Ia ser uma revanche muito boa da final da Copa América no Maracanã. Precisamos fazer a nossa parte agora”, disse o torcedor do Racing Francisco Comeche, que lembrou a música que diz ‘na final com os brazucas, voltamos a ganhar’.
Os resultados mantêm o 1 a 0 para a Argentina, na partida que tempos depois ficou conhecida como Episódio da Água Batizada, como o último confronto entre as duas equipes em Copas do Mundo. No Delle Alpi, em Turim, Diego Maradona arrancou para cima da defesa brasileira, encontrou Caniggia, que venceu Taffarel para classificar a equipe para a próxima fase.
Show de fofura! Famílias dos jogadores assistem aos jogos da arquibancada; veja