Copa do Mundo Copa do Mundo dispensa comprovante de vacinação, mas vai exigir teste de Covid-19

Copa do Mundo dispensa comprovante de vacinação, mas vai exigir teste de Covid-19

Comitê organizador do Catar exige que os torcedores baixem um aplicativo para rastrear possíveis casos da doença

Agência Estado - Esportes
Torcedores em evento-teste para a Copa do Mundo; jogo aconteceu no Estádio Lusail, que será palco da final do Mundial

Torcedores em evento-teste para a Copa do Mundo; jogo aconteceu no Estádio Lusail, que será palco da final do Mundial

REUTERS/Ibraheem Al Omari

A organização da Copa do Mundo do Catar confirmou nesta quinta-feira (29) que não vai exigir dos torcedores comprovante de vacinação contra a Covid-19. Mas informou que os fãs de futebol vão precisar apresentar um teste negativo para a doença para entrar em locais fechados no país, que receberá o Mundial a partir do dia 20 de novembro.

De acordo com o comitê organizador da Copa, todos os visitantes acima de 18 anos terão de fazer o download de um aplicativo de celular, chamado Ehteraz, para indicar seu status e sua localização. Com o app, o governo vai rastrear contatos de eventuais casos positivos para a doença.

"Um Ehteraz verde (mostrando que o usuário testou negativo para a Covid-19) será exigido para entrar em qualquer lugar público fechado", afirmou a organização da Copa. O resultado negativo se refere a um teste de PCR realizado 48 horas antes da chegada ao país ou a um teste rápido feito 24 horas antes.

O comitê reforçou que não vai exigir comprovante de vacinação dos torcedores. O mesmo valerá para os fãs de futebol que têm entre 6 e 18 anos.

Quanto aos exames, a organização explicou que os testes rápidos devem ser oficiais, realizados em locais específicos. Não serão aceitos resultados de autotestes. Depois de entrar no país, o torcedor não precisará fazer novos exames, a não ser que apresente sintomas de Covid-19. Essas regras já estão em vigor desde o início de setembro.

Quanto às máscaras, o uso será obrigatório no transporte público, incluindo o metrô, que deve ser utilizado pelos torcedores para chegar aos oito estádios dentro e nos arredores de Doha.

O Catar soma mais de 450 mil casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, com 682 mortes. O país tem população estimada de 2,5 milhões de pessoas.

Saiba quem perdeu espaço na seleção brasileira e pode ficar fora da Copa do Mundo

Últimas