Conheça todas as seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2026
Data Fifa de novembro deve definir mais 14 equipes no Mundial
Copa do Mundo|Carol Malheiro*, do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Copa do Mundo de 2026 tem 28 seleções classificadas e 20 vagas em aberto, sendo que 14 delas devem ser definidas nesta Data Fifa de novembro. Os primeiros times garantidos na competição foram os anfitriões: Canadá, Estados Unidos e México.
Mas a primeira equipe a se classificar foi o Japão, em março deste ano, com três rodadas de antecedência para o fim das Eliminatórias da Ásia. A seleção japonesa teve apenas uma derrota durante a campanha e liderou ambos os grupos na segunda e terceira fase das qualificatórias.
Além do Japão, a AFC (Confederação Asiática de Futebol) também será representada por Austrália, Arábia Saudita, Catar, Coreia do Sul, Irã, Jordânia e Uzbequistão. Apesar de ter preenchido todas as vagas diretas, a AFC ainda pode ter mais uma seleção classificada pelo Torneio Classificatório da Fifa, assim como, a CAF (Confederação Africana de Futebol) e a Conmebol.
As nove vagas do continente africano foram preenchidas por África do Sul, Argélia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Egito, Gana, Marrocos, Senegal e Tunísia. Marrocos, semifinalista em 2022, foi a primeira seleção africana a garantir a classificação, em setembro, após vencer todas as oito partidas que disputou.
Leia mais
Nas Eliminatórias Sul-Americanas, a Argentina, atual campeã da Copa, dominou com uma liderança de nove pontos e vem como uma das favoritas ao título. A seleção brasileira fez a pior campanha da história da equipe, mas garantiu a classificação. E o Paraguai conseguiu o feito inédito de estar no Mundial após 16 anos. Equador, Colômbia e Uruguai também confirmaram a classificação.
A Inglaterra é a única seleção europeia classificada até o momento. Os ingleses venceram todos os seis jogos das Eliminatórias Europeias e não levaram nenhum gol.
Quais seleções ainda podem se classificar?
A Europa ainda tem 15 vagas diretas para a Copa do Mundo. França, Espanha, Portugal, Croácia, Suíça, Noruega, Dinamarca, Holanda e Bélgica estão invictos, são líderes dos grupos das Eliminatórias e têm grandes chances de confirmar a classificação em breve.
Segunda colocada no Grupo I, a Itália pode estar fora de mais uma Copa do Mundo e pode depender da repescagem da UEFA.
As Eliminatórias da Concacaf ainda não foram definidas. Honduras, Jamaica e Suriname são as equipes que, atualmente, lideram os três grupos de classificação do continente. A Bolívia é a única representante sul-americana que ainda pode se classificar via repescagem da Fifa.
*Sob supervisão de Camila Juliotti
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
