Com tranquilidade, Holanda vence os anfitriões do Catar e carimba vaga nas oitavas de final
Donos da casa já entraram em campo eliminados; seleção holandesa marcou duas vezes e se garantiu na próxima fase
Copa do Mundo|Ana Luiza Pêgo, do R7*
Depois de ficar de fora do torneio em 2018, a Holanda está classificada para as oitavas de final da Copa do Mundo de 2022. Em confronto no estádio Al Bayt, nesta terça-feira (29), ao meio-dia (de Brasília), a seleção do técnico Van Gaal venceu os anfitriões da Copa por 2 a 0.
Gakpo e De Jong foram os autores dos gols que colocaram a seleção holandesa na próxima fase do Mundial. Estreante no torneio, o Catar terminou o torneio sem marcar nenhuma vez e sem nenhum ponto.
Em última rodada da primeira fase, Equador e Senegal também entraram em campo no mesmo horário. As duas vagas das oitavas de final do Grupo A ficaram com os holandeses e a seleção senegalesa, que venceu os equatorianos.
Primeiro tempo
O jogo começou equilibrado, sem grandes chances para nenhum dos lados e com um predomínio da seleção holandesa, que teve mais posse de bola e alguns lances mais perigosos. Porém, aos 26 minutos, a Holanda abriu o placar. Em tabela com Klassen, Gakpo chutou da entrada da área e mandou para o fundo da rede. Holanda 1, Catar 0.
Depois do gol, o jogo correu sem grandes oportunidades para os dois lados. Até o fim da primeira etapa, os holandeses conseguiram manter o domínio do jogo, com mais chutes ao gol e quase 70% de posse de bola.
Segundo tempo
A segunda etapa já começou agitada no Al Bayt. Com pouco mais de 3 minutos de bola rolando, De Jong pegou o rebote do chute de Memphis e marcou mais um para a Holanda.
Aos 23 minutos, Berghuis marcou para a Holanda e ampliou o marcador diante do Catar, mas o lance foi anulado por um toque de mão de Gakpo. No fim, Holanda 2, Catar 0.
O resultado garantiu sete pontos para os holandeses, que terminaram na primeira colocação do grupo e avançaram para a próxima fase.
Ficha técnica
Holanda 2 X 0 Catar
Local: Al Bayt Stadium, em Al Khor (CAT)
Data e hora: 29/11/2022, às 12h (de Brasília)
Árbitro: Bakary Gassama (Gâmbia)
Assistentes: Elvis Noupue (Camarões) e Mahmoud Abouelregal (Egito)
VAR: Rédouane Jiyed (Marrocos)
GOLS: Gakpo 26'/1ºT; De Jong 3'/2ºT
HOLANDA: Andries Noppert, Jurrien Timber, Virgil van Dijk, Nathan Aké, Denzel Dumfries, Davy Klaassen (Steven Berghuis), Marten de Roon (Teun Koopmeiners), Frenkie de Jong (Kenneth Taylor), Daley Blind, Memphis Depay, Cody Gakpo (Wout Weghorst). Técnico: Louis van Gaal.
CATAR: Meshaal Barsham, Boualem Khoukhi, Pedro Miguel, Abdelkarim Hassan, Homam Ahmed, Assim Madibo (Karim Boudiaf), Abdulaziz Hatem, Ismaeel Mohammad, Akram Afif, Almoez Ali (Mohammed Muntari), Hassan, Al-Haydos (Ali Assadalla). Técnico: Félix Sánchez Bas.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Carla Canteras
Holanda X Catar: veja as melhores fotos do jogo da Copa