Com segundo tempo eletrizante, Portugal vence Gana por 3 a 2
Cristiano Ronaldo entra na história ao marcar na quinta copa seguida; todos os gols foram marcados na etapa complementar
Copa do Mundo|Gabriel Herbelha*, Do R7
Com gols de Cristiano Ronaldo, João Felix e Rafael Leão, Portugal vence Gana por 3 a 2 no fechamento da primeira rodada do grupo H da Copa do Mundo nesta quinta-feira (24).
Em segundo tempo animadíssimo, com todos os gols marcados na etapa complementar, os portugueses, apesar da diferença mínima no marcador, foram melhores e não sofreram muitos sustos ao longo da partida.
A "besta enjaulada" Cristiano Ronaldo entrou na história ao se tornar o primeiro atleta a marcar gols em cinco edições de Copa do Mundo.
Com o resultado, Portugal lidera o grupo H, com três pontos. Uruguai e Coreia do Sul, que empataram por 0 a 0 nesta quinta, somam um ponto, mas os celestes ficam na frente nos critérios de desempate. Os ganeses, sem somar pontos, seguram a lanterna.
O jogo
Durante os primeiros 45 minutos, Portugal protagonizou um teste de paciência, para tentar furar o ferrolho ganês montado pelo treinador Otto Addo.
Ao todo, foram sete finalizações, com 62% de posse de bola para os portugueses, contra apenas 28% para os ganeses, que não finalizaram nenhuma vez na primeira etapa.
Gana tentava, sem sucesso, fazer as transições ofensivas abusando de lançamentos, mas os dois atacantes, Andre Ayew e Iñaki Williams, passaram boa parte do jogo isolados, sem ser servidos.
A melhor chance do primeiro tempo veio dele: Cristiano Ronaldo. Aos 30 minutos, disputou a bola com o zagueiro, ganhou a disputa, girou o corpo e fez o gol. Mas o árbitro Ismail Elfath viu falta do português e invalidou o gol, para muitas reclamações dos patrícios.
Quando os times foram para o vestiário, a impressão que ficou era a de que Portugal, se mantivesse a mesma intensidade, conseguiria abrir o marcador com certa facilidade.
Na etapa complementar, no entanto, Gana voltou melhor, e aos nove minutos, enfim, teve sua primeira chance, com Kudus batendo com perigo rente à trave.
E, justamente quando as duas seleções igualavam forças, veio o lance mais polêmico da partida. Cristiano, ao disputar bola com Salisu, caiu na área, e o árbitro enxergou pênalti, em decisão, no mínimo, contestável.
Na marca da cal, não deu outra. Gol português, e CR7 entrando para a história como o primeiro jogador a marcar em cinco Copas do Mundo.
Minutos depois, em vacilo da defesa de Portugal, Kudus conseguiu encontrar Ayew na área para empatar o jogo. No estádio, explosão da numerosa torcida ganesa, em um belo momento nessa Copa.
O gol do adversário foi o grande divisor de águas da partida. Com o tropeço momentâneo, o treinador Fernando Santos trouxe do banco Rafael Leão, estrela do Milan, que pôs fogo no jogo.
Aos 33 minutos, João Felix recebeu bom cruzamento e finalizou na saída do goleiro, para deixar os portugueses na dianteira. Dois minutos depois, foi a vez de Rafael Leão também receber bola, agora no lado esquerdo, e finalizar com categoria. 3 a 1, resultado final, certo? Errado!
Irredutível em aceitar o revés, Gana diminuiu com Bukari, pouco antes dos acréscimos. Portugal, nos acréscimos, implorava pelo apito final, enquanto segurava os avanços dos rivais.
No último lance da partida, o goleiro português Diogo Costa quase fez o coração dos 10 milhões de portugueses saltar pela boca quando soltou a bola para bater o tiro de meta e não percebeu o atacante ganês atrás dele, que por pouco não fez o gol.
Por fim, alívio português, e estreia com pé direito. Do lado de Gana, uma atuação corajosa, que mantém esperanças de uma classificação.
CR7 se emociona
Iniciando seu quinto mundial consecutivo com a seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo se emocionou durante a execução do hino nacional do seu país.
Vivendo talvez a pior fase da carreira, vindo de um péssimo início de temporada, e uma saída conturbada do Manchester United, confirmada nesta semana, o camisa 7, apesar de tudo isso, mostra por que continua sendo a principal referência técnica de seu país.
Ficha técnica
Portugal X Gana
Local: Stadium 974, Doha, Catar
Data e hora: quinta-feira (24), às 13h (de Brasília)
Árbitro: Ismail Elfath (USA)
Assistentes: Kyle Atkins (USA) e Corey Parker (USA)
VAR: Armando Villarreal (USA)
Gols: Cristiano Ronaldo, João Félix e Rafael Leão (POR) e Andre Ayew e Osman Bukari (GHA)
Portugal: Diogo Costa; João Cancelo, Rúben Dias, Raphaël Guerreiro, Danilo Pereira; Ruben Neves (Rafael Leao), Bruno Fernandes, Otávio (William); Bernardo Silva (João Palhinha), Cristiano Ronaldo (Gonçalo Ramos), João Felix (João Mario). Técnico: Fernando Santos.
Gana: Lawrence Ati-Zigi; Alexander Djiku , Alidu Seidu, Daniel Amartey,Mohammed Salisu Abdul-Rahman Baba; Salis Abdul Samed, Thomas Partey, Mohammed Kudus; Andre Ayew, Inaki Williams. Técnico: Otto Addo.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Carla Canteras
" gallery_id="637f8da14b4955fb1f000587" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/futebol/copa-do-mundo/com-segundo-tempo-eletrizante-portugal-vence-gana-por-3-a-2-24112022"]