Copa do Mundo Com jovem que se diz melhor que Neymar, Portugal e Gana se enfrentam nesta quinta (23)

Com jovem que se diz melhor que Neymar, Portugal e Gana se enfrentam nesta quinta (23)

Confronto marca a última partida da primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo; portugueses são alvo de críticas

  • Copa do Mundo | Do R7

Cristiano Ronaldo durante coletiva de imprensa de Portugal

Cristiano Ronaldo durante coletiva de imprensa de Portugal

Pedro Nunes/Reuters - 21.11.2022

Portugal e Gana se enfrentam nesta quinta-feira (24), às 13h (Brasília), no estádio 974, em partida que fecha o grupo H e, consequentemente, a primeira rodada geral da Copa do Mundo.

Entre as principais atrações do jogo está Cristiano Ronaldo, que mesmo aos 37 anos se mantém como referência técnica da seleção portuguesa e vem para o seu quinto Mundial.

Apesar das altas expectativas sobre essa seleção, que em 2018 teve queda precoce, nas oitavas de final, a seleção e, principalmente, o treinador, Fernando Santos, vêm sendo criticados pelo baixo rendimento durante as eliminatórias da Copa, em que os portugueses tiveram que disputar a repescagem para assegurar a vaga.

Já do lado de Gana, os black stars (estrelas negras, na tradução livre), como são chamados, apesar de não serem favoritos para passar de fase, entram em campo confiantes após vencerem a Nigéria nas eliminatórias africanas da Copa.

Em um trabalho para pincelar talentos, a federação ganense nos últimos tempos conseguiu convencer atletas importantes do cenário mundial, que tinham ascendência ganense, a aceitar jogar pela seleção.

Esse é o caso de Iñaki Williams, estrela do Athletic Bilbao, e Tariq Lamptey, lateral do Brighton. Bons jogadores que podem aumentar o nível técnico da equipe de Otto Addo.

Jovem ganense provoca Neymar

undefined
Kudus durante a chegada da delegação de gana ao Catar

Kudus durante a chegada da delegação de gana ao Catar

Molly Darlington/Reuters -18.11.2022

Mohammed Kudus, de apenas 22 anos, é uma das esperanças da seleção de Gana, que inicia sua trajetória na Copa do Mundo do Catar nesta quinta-feira, às 13h (Brasília), contra Portugal, pelo grupo H.

Meio-campista habilidoso, Kudus é titular da equipe do Ajax, atual campeão holandês.
Na atual temporada, o ganense tem 21 partidas disputadas, com dez gols marcados e duas assistências distribuídas para os companheiros.

No entanto, apesar dos números interessantes em campo, o jogador ganhou holofotes nesta semana por uma entrevista polêmica que concedeu ao jornal The Guardian, ao falar sobre o astro brasileiro Neymar.

“Ele (Neymar) não é melhor do que eu. Ele apenas é um jogador mais famoso, só isso”, dispara Kudus. “Nós podemos nos encontrar de novo, certo? Eu e Neymar, parte dois. Tenho certeza que ele ia gostar”, completa.

Mas a bronca do jogador do Ajax com a estrela do PSG não é de hoje, e vem, pelo menos, desde setembro, graças a um amistoso internacional entre Gana e Brasil.

Em partida preparatória para o Mundial, Brasil venceu Gana por 3 a 0, com gols de Marquinhos e Richarlison.

Mas durante a partida Kudus entrou com mais força em Neymar em um lance, e logo na sequência Neymar estica o pé para derrubá-lo. Após o juiz parar o jogo, o brasileiro parece reclamar de uma simulação, e precisam de uma intervenção do juiz para encerrar a discussão.

“Ele estava defendendo o país dele e eu estava defendendo o meu. Eu não ia deixar ele me empurrar. O que faz ele melhor, agora, é que ele já conquistou muitos títulos”, comenta Kudus sobre a discussão, mas ressalta que “vai chegar lá”, referindo-se ao sucesso na carreira.

Vivendo a melhor temporada da vida até o momento, o ganense tem valor de mercado estimado em 15 milhões de dólares (R$ 80 milhões, na conversão de valores), segundo avaliação feita pelo transfermarkt.

Clubes como Liverpool, Everton, Milan e Tottenham estão de olho no meio-campista, e boas atuações em uma Copa podem jogar o valor da transferência nas alturas.

Outra partida do grupo

Uruguai e Coreia do Sul disputam também nesta quinta-feira (24) o primeiro jogo do Grupo H na Copa do Mundo. A partida acontece no Education City Stadium, às 10h (de Brasília).

FICHA TÉCNICA

PORTUGAL X GANA

Local: Estádio 974, em Doha (QAT)
Data: 24 de novembro de 2022, quinta-feira
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Ismail Elfath (Estados Unidos)
Assistentes: Kyle Atkins (Estados Unidos) e Corey Parker (Estados Unidos)

PORTUGAL (Escalação provável): Diogo Costa; Nuno Mendes, Pepe, Ruben Dias e João Cancelo; William Carvalho, Rúben Neves e Bruno Fernandes; Rafael Leão (João Félix), Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva.
Técnico: Fernando Santos

GANA (Escalação provável): Ati Zigi; Lamptey, Amartey, Djiku, Baba; Partey, Abdul Samed; Sulemana, Kudus, J. Ayew; Iñaki Williams.
Técnico: Otto Addo

Últimas