Futebol Copa do Mundo do Qatar terá venda de cerveja antes e depois dos jogos

Copa do Mundo do Qatar terá venda de cerveja antes e depois dos jogos

Locais de venda estão restritos aos arredores dos estádios e serão fechados 30 minutos antes do início de cada partida

  • Futebol | Do R7, com AFP

Torcedores ingleses consomem cerveja antes de jogo

Torcedores ingleses consomem cerveja antes de jogo

Matthew Childs/Reuters - 21.08.2022

A cerveja não será vendida dentro dos estádios durante as partidas da Copa do Mundo de 2022 no Catar, país em que a venda de álcool é altamente restrita, mas haverá pontos de abastecimento autorizados nos recintos esportivos antes e depois dos jogos, segundo a uma fonte confirmada em parte pela Fifa neste sábado (3).

A entidade mundial do futebol anunciou que o consumo de álcool será autorizado na área ao redor dos estádios antes e logo após os jogos, após meses de delicadas negociações com as autoridades do pequeno estado muçulmano do Golfo.

Essa questão é delicada para a Fifa, já que a fabricante de cerveja Budweiser é uma de suas principais patrocinadoras há três décadas.

Espera-se que torcedores de todo o mundo cheguem ao Catar para o torneio, que acontecerá de 20 de novembro a 18 de dezembro.

Uma fonte próxima ao assunto especificou que as tendas de venda da cerveja estarão acessíveis na área ao redor dos estádios quando houver uma partida. Elas serão fechadas 30 minutos antes do início de cada partida. Esses mesmos pontos de venda serão abertos por um curto período de tempo após o jogo, disse a mesma fonte.

A Fifa não confirmou o regulamento desta época, mas um porta-voz explicou à AFP que a instância quer "responder às necessidades de quem quer degustar uma bebida alcoólica, respeitando a cultura local".

De acordo com este comunicado, os “portadores de bilhetes” terão acesso ao consumo de cerveja “no perímetro do estádio, antes do pontapé de saída e após o apito final”.

Por sua vez, o álcool não estaria disponível até as 18h30, hora local, na "zona de fãs" do "Festival de fãs da Fifa" em Doha. Não há informações no momento sobre as 'fan zones' organizadas pelas próprias autoridades locais.

Dentro dos estádios, apenas cerveja sem álcool e bebidas sem álcool Budweiser serão vendidas, acrescentou o porta-voz.

A Coca-Cola, outro grande patrocinador, tem o direito exclusivo de vender bebidas não alcoólicas nos oito estádios que sediarão a Copa do Mundo de 2022, a primeira a ser organizada em um país muçulmano.

O Catar previu mais de um milhão de visitantes ao emirado, que tem uma população de menos de três milhões de pessoas.

Copa do Mundo de 2022 será disputada em 8 estádios:

Últimas