Vasco estreia na Copa do Brasil; relembre o título de 2011
Gigante da Colina encara a Ferroviária nesta quarta; um empate em Araraquara, interior de São Paulo, garante a classificação
Copa do Brasil|Do Live Futebol BR

O Vasco estreia na Copa do Brasil 2022 nesta quarta-feira (2), quando encara a Ferroviária, em Araraquara, no interior de São Paulo. Mais bem classificado no ranking da CBF, o time cruzmaltimo joga por um empate para avançar à segunda fase.
O clube que inicia sua trajetória em 2022 foi campeão do torneio em 2011, encerrando um jejum de 11 anos sem título em competições nacionais.
Na época, o Vasco goleou o Comercial (MS) logo na estreia, por 6 a 1. Na segunda fase, ficou no 0 a 0 com o ABC (RN) fora de casa, mas garantiu a classificação na segunda partida, por 2 a 1.
Nas oitavas de final, o Gigante da Colina venceu o Náutico por 3 a 0 nos Aflitos. No duelo de volta, empate em São Januário. Nas quartas de final, o time carioca teve pela frente o Athletico-PR e passou com dois empates: 2 a 2 no jogo de ida e 1 a 1 no jogo de volta.
Leia também
Na semifinal, o time começou com tropeço em São Januário, empatando por 1 a 1 com o Avaí. Já no jogo de volta, venceu a equipe de Santa Catarina, por 2 a 0, e chegou à decisão.
A final foi contra o Coritiba e começou a ser desenhada com vitória em casa, por 1 a 0. O time comandado pelo técnico Ricardo Gomes garantiu o resultado com gol marcado pelo atacante Alecsandro, o "Alecgol". No duelo da volta, Alecsandro (de novo ele) e Eder Luis garantiram o título para o Vasco mesmo com a derrota pelo placar de 3 a 2.
Na campanha do título, o Cruzmaltino marcou 20 gols e sofreu 9 em 11 jogos disputados. Com dez jogos de invencibilidade, acumulou cinco vitórias, cinco empates e apenas uma derrota.
Craques do futebol mundial já tiveram seus dias de luta antes de viverem a glória. Em busca do sonho de ser profissional, os que hoje são grandes estrelas do futebol mundial já trabalharam na beira do campo, correndo atrás da bola no árduo trabalho de ...
Craques do futebol mundial já tiveram seus dias de luta antes de viverem a glória. Em busca do sonho de ser profissional, os que hoje são grandes estrelas do futebol mundial já trabalharam na beira do campo, correndo atrás da bola no árduo trabalho de gandula. Neymar, craque do PSG e da seleção brasileira, é apenas um desses futebolistas. Confira outros nomes na galeria a seguir!