Invasão corintiana no Maracanã? Nova regra limita torcedores na final da Copa do Brasil
Norma da CBF restringe a torcida visitante a 10% da capacidade do estádio, evitando uma grande invasão como em 1976
Copa do Brasil|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Após contar com o apoio em peso da Fiel no jogo de ida da Copa do Brasil, o Corinthians terá apenas 4 mil torcedores no Maracanã para a partida decisiva contra o Vasco. O número é determinado por uma regra da CBF, que limita a presença da torcida visitante.
Pelo novo regulamento, o clube que joga fora de casa pode ocupar, no máximo, 10% da capacidade total do estádio. A norma impede uma nova invasão corintiana no Rio de Janeiro, como aconteceu em 1976.
LEIA MAIS
Para a decisão da Copa do Brasil de 2025, os finalistas negociaram a divisão dos ingressos e não utilizaram o percentual máximo permitido. Com isso, os torcedores corintianos ocuparão aproximadamente 5,1% do Maracanã.
No jogo de ida, na Neo Química Arena, a situação foi parecida. Cerca de 2.560 vascaínos acompanharam a partida em Itaquera, o que representou 5,2% da capacidade do estádio, que suporta aproximadamente 49 mil torcedores.
A arena também bateu um recorde durante a partida, ao receber 46.616 pagantes. O público gerou uma renda de R$ 5.469.214, a maior registrada desde a inauguração do estádio.
Invasão corintiana
A final Copa do Brasil acontecerá no próximo domingo (21), às 18h, no Maracanã. Embora a nova regra impeça uma invasão corintiana, nas redes sociais o clube tem apostado na campanha “Vamos invadir o Rio!”.
Em 5 de dezembro de 1976, uma partida entre Corinthians e Fluminense, pela semifinal do Campeonato Brasileiro, entrou para a história. A Fiel se deslocou em massa para o Rio de Janeiro e representou cerca de 70 mil dos 146 mil torcedores presentes.
Os corintianos chegaram de diversas formas, como ônibus, carros e aviões, fazendo com que equipes de trânsito criassem operações especiais para o dia. Torcedores de outros clubes cariocas também apoiaram o time paulista naquela partida.
Para a alegria dos viajantes, o Timão venceu nos pênaltis e garantiu vaga na final contra o Internacional, que acabou ficando com o título.















