Copa do Brasil: Flamengo precisa quebrar tabu histórico para avançar na competição
Rubro-Negro nunca reverteu desvantagem fora de casa em mata-mata; rodada ainda conta com outros sete confrontos
Futebol|Do R7
RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Flamengo entra em campo nesta quarta-feira (6) com uma missão histórica: reverter uma desvantagem fora de casa na Copa do Brasil, algo que o clube nunca conseguiu em torneios mata-mata, exceto no Campeonato Carioca.
O adversário é o Atlético-MG, que venceu o jogo de ida por 1 a 0 no Maracanã. A decisão da vaga nas quartas de final começa às 19h (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Leia mais
Para avançar diretamente, o Flamengo precisa vencer por dois gols de diferença. Uma vitória por um gol leva a disputa para os pênaltis. O histórico, porém, não é animador: em 13 confrontos mata-mata com desvantagem na ida em casa, o Rubro-Negro soma 11 eliminações e dois vice-campeonatos.
Mesmo nas duas ocasiões em que venceu o jogo de volta fora, o placar não foi suficiente para a classificação.
A única exceção foi no Carioca de 2001, quando o Flamengo perdeu por 2 a 1 para o Vasco no Maracanã e venceu por 3 a 1 na volta, também no Maracanã, conquistando o título. Fora do estadual, o cenário é de dificuldades.
Confira alguns exemplos marcantes
1953 - Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo
O Flamengo, com craques como Jordan, Índio e Zagallo, perdeu por 3 a 1 para o São Paulo no Maracanã. No Pacaembu, não conseguiu marcar e foi derrotado por 1 a 0, ficando com o vice.
1989 - Supercopa dos Campeões da Libertadores
Contra o Argentinos Juniors, o time de Zico perdeu por 1 a 0 no Maracanã. Na Argentina, abriu 1 a 0, mas sofreu a virada por 2 a 1 e foi eliminado.
2000 - Copa do Brasil
Goleado por 4 a 0 pelo Santos no Maracanã, o Flamengo venceu por 4 a 2 na Vila Belmiro, mas o placar não foi suficiente.
2010 - Libertadores
Diante da Universidad de Chile, o Rubro-Negro perdeu por 3 a 2 no Maracanã. Em Santiago, marcou com Vagner Love e Adriano, mas o 2 a 1 não evitou a eliminação pelo critério de gols fora.
2023 - Copa do Brasil
Contra o São Paulo, o Flamengo perdeu por 1 a 0 no Maracanã. No Morumbi, abriu 1 a 0 com Bruno Henrique, mas cedeu o empate e ficou com o vice.
Outros jogos da rodada
Além de Flamengo x Atlético-MG, a rodada de volta das oitavas de final da Copa do Brasil conta com os seguintes confrontos:
- Bragantino x Botafogo (0-2 no agregado) – nesta quarta-feira, às 19h;
- Retrô x Bahia (2-3) – quarta-feira, às 19h30;
- Athletico-PR x São Paulo (1-2) – quarta-feira, às 19h30;
- Fluminense x Internacional (2-1) – quarta-feira, às 21h30;
- Palmeiras x Corinthians (0-1) – quarta-feira, às 21h30;
- Vasco x CSA (0-0) – na quinta-feira (7), às 20h; e
- CRB x Cruzeiro (0-0) – quinta-feira, às 21h.