Conheça os dois jogadores da quinta divisão que vão disputar a Copa do Mundo
Goleiro do Haiti e zagueiro da Nova Zelândia vivem realidade distante da elite do futebol, mas estarão no principal torneio do mundo
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Copa do Mundo de 2026 terá astros de gigantes europeus, nomes milionários e alguns dos principais jogadores do planeta. Mas o torneio também reservará espaço para histórias improváveis. Entre os convocados para o Mundial, dois atletas chamam atenção por atuarem em divisões inferiores do futebol europeu: o goleiro haitiano Josué Duverger e o defensor neozelandês Tommy Smith.
Os dois vivem uma realidade bem diferente da maioria dos participantes da competição. Enquanto seleções chegam recheadas de atletas de clubes como Real Madrid, Manchester City e Paris Saint-Germain, Duverger e Smith atuam em equipes de divisões semiprofissionais.
Leia Mais
Goleiro de clube amador da Alemanha
Convocado pelo Haiti, Duverger defende o Cosmos Koblenz, equipe que disputa a Oberliga Rheinland-Pfalz/Saar, equivalente à quinta divisão da Alemanha. O goleiro de 26 anos nasceu em Montreal, no Canadá, mas optou por representar a seleção haitiana.
Apesar do cenário modesto atualmente, o arqueiro passou por categorias de base importantes em Portugal, incluindo Sporting e Vitória de Setúbal. Ele também acumulou experiências em divisões inferiores portuguesas antes de se transferir para o futebol alemão.
Duverger ficou conhecido internacionalmente em 2021, durante as Eliminatórias da Copa, quando protagonizou um gol contra incomum em partida entre Haiti e Canadá. O lance viralizou nas redes sociais e passou a acompanhar a trajetória do goleiro.
Agora, o jogador terá a oportunidade de disputar o maior torneio do futebol mundial com a camisa haitiana.
Zagueiro disputa segunda Copa aos 36 anos
Outro caso curioso é o de Tommy Smith. O experiente defensor foi convocado pela Nova Zelândia, mesmo atuando no Braintree Town, clube que caiu para a National League South, considerada a quinta divisão inglesa.
Aos 36 anos, Smith carrega uma carreira muito mais extensa que a de Duverger. Revelado pelo Ipswich Town, o zagueiro acumulou mais de 240 partidas pelo clube inglês e ainda passou por equipes como Colorado Rapids, Sunderland e Colchester United.
Smith também possui longa trajetória pela seleção neozelandesa e esteve na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Na ocasião, a Nova Zelândia chamou atenção por terminar a competição invicta, com três empates, incluindo um histórico 1 a 1 contra a então campeã mundial Itália.
Mesmo distante dos holofotes das grandes ligas, o defensor segue sendo peça importante para os All Whites e garantiu presença em mais um Mundial.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














