Com sede de vingança, Abel busca primeira vitória contra carrasco Ramón Díaz
Argentino interrompeu três anos de invencibilidade do português e ainda não perdeu para o Palmeiras como treinador do Timão
Futebol|Carol Malheiro*, do R7

O clássico deste sábado (12) entre Palmeiras e Corinthians, válido pela terceira rodada do Brasileirão, tem um gosto amargo para um dos lados. Vice-campeão do Paulista há duas semanas, Abel Ferreira chegou a ficar oito Dérbis invictos e três anos sem perder para o Corinthians, antes da chegada de Ramón Díaz ao Timão.
Desde que assumiu o comando, o técnico argentino não sabe o que é perder para o Palmeiras. Foram quatro jogos, três vitórias, um empate e um título, com apenas um gol sofrido. Antes de encarar Díaz, Abel Ferreira tinha apenas uma derrota para o rival.
Com o vice na final do Paulistão ainda entalado, o treinador português espera o retorno de peças importantes, como Marcos Rocha e Maurício, para o jogo de hoje, além da expectativa pela estreia de Paulinho, um dos principais reforços do Verdão para esta temporada.
Abel Ferreira tem reclamado do excesso de lesionados e deseja ter mais opções para as partidas. O principal desfalque da equipe será Raphael Veiga, que sofreu uma luxação no ombro esquerdo logo nos minutos iniciais da partida contra o Cerro Porteño, nesta quarta-feira (9), pela Libertadores. Mayke e Bruno Rodrigues continuam no departamento médico.

Além das baixas no elenco, o local da partida também gera um sentimento misto para a torcida alviverde. O Palmeiras jogará na Arena Barueri, devido ao show de Gilberto Gil, que acontece no Allianz Parque, no sábado. O retrospecto, porém, é positivo para o Verdão em Dérbis em Barueri: são apenas dois jogos, mas uma vitória para o Palmeiras e um empate, com cinco gols marcados e só dois sofridos.
Já na Libertadores, o Palmeiras se tornou líder isolado do Grupo G, com 100% de aproveitamento na competição até aqui, após a vitória por 1 a 0 contra o Cerro Porteño. É o único time brasileiro a vencer os dois jogos na competição intercontinental.
O Corinthians, por sua vez, encontrou uma fonte de motivação após o empate contra o América de Cali, na terça-feira (8), atuando com time misto na Sul-Americana. Ramón Díaz poupou Yuri Alberto, André Carrillo, Breno Bidon e Raniele na partida, pensando no Dérbi e no calendário de jogos apertados. Memphis Depay, Igor Coronado e Rodrigo Garro permanecem fora em trabalho com fisioterapeutas.
“Temos que pensar que estamos jogando a cada três dias e temos o clássico agora contra o Palmeiras. Quero valorizar o esforço dos jogadores, que estão jogando com uma intensidade incrível.”, disse o treinador em entrevista coletiva.
Até o momento, a campanha dos dois times é similar no Brasileirão. Corinthians e Palmeiras empataram na primeira rodada e venceram na segunda. Com a diferença que o Timão tem sido mais artilheiro, marcando quatro gols em dois jogos, enquanto os comandados de Abel balançaram as redes apenas duas vezes. Com críticas, sobretudo ao ataque, o técnico português tem encontrado dificuldade para achar o gol.
Com os desfalques para ambos os lados, a pressão das competições internacionais e o calendário de jogos cheio, ambos os técnicos vão ter que se planejar para levar a vitória no Dérbi, com um deles estando ainda mais pressionado após perder o título estadual para o maior rival.
*Sob supervisão de Camila Juliotti