Futebol Com participação de três clubes brasileiros, Florida Cup começa hoje 

Com participação de três clubes brasileiros, Florida Cup começa hoje 

Sem premiação em dinheiro, time usam competição para fazer marketing 

Florida Cup começa hoje com participação de três times brasileiros 

Jadson, do Corinthians, no estúdio da Universal, na Flórida

Jadson, do Corinthians, no estúdio da Universal, na Flórida

Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians - 9.1.2018

Começa hoje (10), a quarta edição da Florida Cup. Corinthians, Atlético-MG e Fluminense são os times brasileiros que disputarão o torneio em 2018.

Além deles, participarão outros cinco clubes. Da América do Sul, também estarão Atlético Nacional, da Colômbia; e Barcelona de Guayaquil, do Equador. Da Europa serão três representantes: PSV Eindhoven, da Holanda; Rangers, da Escócia e Legia Varsóvia, da Polônia.

A Florida Cup não tem uma premiação em dinheiro para o campeão. Os clubes usam a competição para internacionalizar a marca e potencializar o marketing do time. Em 2017, a competição foi transmitida para 140 países e atingiu 50 milhões de espectadores.

Os clubes brasileiros também usam a competição como pré-temporada. Para Fábio Carille, treinador do Corinthians, disputar a Florida Cup em 2017 foi fundamental para o ano vitorioso.  "Os jogos no torneio nos serviram de base para a montagem do nosso esquema de jogo. A resposta da equipe nos deu uma tranquilidade maior para seguirmos na nossa ideia de plano de jogo", afirma.

Organizada pelo Universal Orlando Resort, a competição vai até o próximo dia 20 e acontece em três cidades-sedes: Orlando, São Petersburgo e Lauderhill. Todas ficam no estado americano da Florida.

A disputa é por pontos corridos. Cada time jogará duas partidas e o campeão será quem tiver mais pontos ganhos. O primeiro critério de desempate é número de vitórias, seguido por saldo de gols, gols marcados e gols sofridos. Na edição de 2018, dois times do mesmo país não podem se enfrentar.

Atlético-MG foi campeão da Florida Cup em 2016

Atlético-MG foi campeão da Florida Cup em 2016

divulgação/Atlético-MG

Somente em 2015, na primeira Florida Cup, não teve time brasileiro campeão. O Colônia, da Alemanha, venceu a competição. Depois disso, o Atlético-MG ganhou em 2016 e o São Paulo venceu ano passado.

O Corinthians é a única equipe que participou de todas as edições do torneio. O Atlético-MG jogou em 2016 e 2017 e o Fluminense, em 2015 e 2016.

Entre os times internacionais só o Barcelona de Guayaquil já teve uma participação, no ano passado.

Veja todas as partidas da Florida Cup:
10/1: Corinthians x PSV Eindhoven (HOL) 
11/1: Atlético-MG x Rangers (ESC)
12/1: PSV Eindhoven (HOL) x Fluminense
13/1: Barcelona (EQU) x Legia Varsóvia (POL)
13/1: Rangers (ESC) x Corinthians
14/1: Atlético-MG x Atlético Nacional (COL)
15/1: Fluminense x Barcelona (EQU)
20/1: Legia Varsóvia (POL) x Atlético Nacional (COL)

Florida Cup terá campo de de críquete, beisebol e futebol americano:

    Access log