Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Com Felipão e outros técnicos famosos, Federação dos Treinadores é criada

Entidade pretende profissionalizar, regularizar e organizar a categoria no País

Futebol|Do R7

  • Google News
Uma das bandeiras da FBTF é que a rescisão contratual dos técnicos que são demitidos sejam pagas no momento da demissão
Uma das bandeiras da FBTF é que a rescisão contratual dos técnicos que são demitidos sejam pagas no momento da demissão

Com a presença de técnicos ilustres, foi lançada nesta segunda-feira (19) a Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF), entidade que pretende profissionalizar, regularizar e organizar a categoria no País. Estavam lá Luiz Felipe Scolari, Emerson Leão, Falcão, Vagner Mancini, Gilson Kleina, Dorival Júnior, Oswaldo de Oliveira e Caio Júnior, entre outros. "Nós estamos conversando há um bom tempo e alimentando a ideia de que poderíamos fazer algo diferente", explica Mancini, técnico do Atlético-PR e 1º vice-presidente da entidade que será comandada por Zé Mário.

As discussões entre os treinadores foram surgindo a partir das conversas sobre as dificuldades da profissão, principalmente o excesso de trocas no comando das equipes. Uma das bandeiras que a FBTF promete levar adiante é que a rescisão contratual dos técnicos que são demitidos sejam pagas no momento da demissão, e não como uma dívida que muitas vezes leva mais de dez anos para ser quitada. Mancini explica:


— Com o contrato registrado na CBF, teríamos menos troca de comando e os clubes evitariam muitos gastos. Não olhamos apenas para nós mesmos. Em caso de dispensa antecipada, queremos o justo pagamento integral até o final do contrato, assim como qualquer outro empregado brasileiro.

Joel Santana se compara a Tom Cruise


Valcke mostra alívio com obras no Itaquerão

Felipão, técnico da seleção brasileira, participou ativamente deste encontro e fez questão de dar seu respaldo para a entidade que nasce com a força da nova geração de treinadores brasileiros.


— Esse é o primeiro passo e muitos ainda teremos de dar para chegar ao objetivo final.

Emerson Leão também acredita no potencial da entidade.


— Essa nova geração tem de receber o apoio dos mais velhos. Precisamos nos tornar respeitados.

Ceni explica opção de Autuori por Jadson bater pênaltis

Dorival Júnior, técnico do Vasco, lembra que os profissionais não estão atrás de holofotes. "Queremos a humanização da categoria e por isso estamos dando esse passo importantíssimo. Só queremos respeito", avisa.

A partir de agora, a entidade precisa ser registrada no Ministério do Trabalho para poder colher um imposto sindical. Antes disso, existe a possibilidade de que se cobrem mensalidades para a manutenção da entidade, que conta com o apoio de sindicatos ligados ao futebol.

A entidade ainda promete oferecer cursos de capacitação para os técnicos brasileiros. De acordo com Vagner Mancini, a falta de qualificação técnica é o principal motivo que impede o sucesso dos treinadores do único país pentacampeão no comando de times do exterior.

Além de Felipão e Falcão, participaram do evento Oswaldo de Oliveira, técnico do ascendente Botafogo, Gilson Kleina, do Palmeiras, e Emerson Leão e Ney Franco, sem clube. O tetracampeão Mauro Silva, Pintado, Giba, Toninho Cecílio, Hélio dos Anjos, Estevam Soares e Geninho também marcaram presença, entre vários outros.

Guilherme Augusto Caputo Bastos, ministro do Tribunal Superior do Trabalho, participou da cerimônia. Assim como Mustafá Contursi, presidente do Sindicato do Futebol, e Rinaldo Martorelli, responsável pelo Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo e pela Federação Nacional da categoria.

A FBTF, lançada após aproximadamente seis meses de gestação, garantiu contar com o apoio dos sindicatos estaduais da categoria. Os representantes do Rio de Janeiro, Roraima, Ceará, Pará, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina assinaram a ata de fundação na capital paulista.

A FBTF não é a primeira entidade que se propõe a representar os interesses dos técnicos no País. A Associação Brasileira dos Treinadores de Futebol, por exemplo, foi fundada em 1975. Resta saber se, desta vez, a entidade será capaz de proporcionar melhorias significativas à categoria

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.