Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Clubes do Brasileirão somam mais de 1,5 bilhão de euros em vendas na década; veja

Palmeiras é o clube que mais arrecadou com jogadores negociados; Endrick, Estevão e Richard Ríos foram as principais vendas do Verdão

Futebol|Do R7

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Clubes da Série A do Brasileirão arrecadaram mais de 1,5 bilhão de euros em vendas desde 2021.
  • Palmeiras lidera o ranking com 318,5 milhões de euros, destaque para a venda de Endrick ao Real Madrid.
  • Botafogo, apesar de boas vendas (141,1 milhões de euros), apresenta o maior déficit financeiro devido a altos investimentos em contratações.
  • Cruzeiro ocupa a 15ª posição no ranking, com apenas 25,4 milhões de euros arrecadados em vendas durante a década.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Venda de Endrick para o Real Madrid alavancou o Palmeiras em ranking de vendas de times do Brasileirão Reprodução/Instagram/@

Os clubes da Série A do Brasileirão ultrapassaram a marca de 1,5 bilhão de euros arrecadados com vendas de jogadores desde 2021. E quem domina esse mercado é o Palmeiras. O clube paulista já faturou impressionantes 318,5 milhões de euros no período e está isolado na liderança. O segundo colocado é o Flamengo, com bem 193 milhões de euros arrecadados com vendas. As informações são do site Transfermarkt, especializado em transferências no futebol.

Boa parte da fortuna palmeirense veio com nomes da base. A maior venda foi a de Endrick ao Real Madrid, por 47,5 milhões de euros. Mas o Verdão também lucrou alto com Estêvão, Luis Guilherme, Vitor Reis, Danilo e, mais recentemente, Richard Rios, todos vendidos por valores superiores a 20 milhões de euros.

Leia mais

A diferença do Palmeiras para o Flamengo é de exatos 125 milhões de euros. Com o Botafogo, terceiro colocado com 141,1 milhões de euros em vendas, os três clubes respondem por 652 milhões de euros, ou seja, quase metade do total negociado no Brasil nos últimos anos.

Mesmo com boa colocação no ranking de vendas, o Botafogo lidera outro dado: o déficit financeiro. Desde que foi adquirido por John Textor, o clube investiu mais de 200 milhões de euros em reforços, sendo o time que mais gastou com contratações não só no Brasil, mas em toda a América do Sul.


Na outra ponta da tabela está o Cruzeiro, que é vice-líder do Brasileirão. Apesar de ter revelado talentos como Vitor Roque e Maurício, a Raposa arrecadou apenas 25,4 milhões de euros com vendas na década, ficando em 15º lugar entre os clubes do Brasileirão.

O clube mineiro aparece apenas seis vezes entre as maiores vendas da história da liga. A mais recente foi a ida de Arrascaeta para o Flamengo, por 15 milhões de euros.

Já o Palmeiras domina esse ranking. A transferência de Richard Rios para o Benfica, por 27 milhões de euros, entrou para a história como a 17ª maior venda de um clube brasileiro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.