Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Clássico Boca x River Plate é 1ª final entre argentinos da Libertadores

Superclássico sul-americano decidirá 25ª título do futebol argentino na história da competição. Boca tem a chance de igualar Independiente-ARG

Futebol|Wemerson Ribeiro, do R7*

Boca Juniors x River Plate fazem final histórica na Libertadores deste ano
Boca Juniors x River Plate fazem final histórica na Libertadores deste ano

Classificados à final da Libertadores deste ano ao passarem por brasileiros nas semifinais, Boca Juniors e River Plate fazem a primeira final argentina da história do torneio.

Após bater o Palmeiras na última quarta-feira (31), o time azul e amarelo busca alcançar o Independiente em número de títulos conquistados. 

A Argentina é o país que mais venceu a competição, com 25 títulos, já contando o deste ano. O Brasil é o segundo colocado neste quesito, com 18. 

Leia também

Finalistas


De um lado, está o Boca Juniors, time tradicional da América do Sul que busca o sétimo título da Libertadores. O triunfo na final faria o time igualar com o Independiente-ARG no topo da lista dos maiores campeões do torneio.

Do outro lado, está o River Plate, responsável pela eliminação gremista, e que e levantou o troféu em 2015, numa final contra o Tigres-MEX. Na campanha do título, passou pelo maior rival no Superclássico que aconteceu nas oitavas de final daquela edição.


Último encontro na Libertadores

A última vez que os times se encontraram na Libertadores, em 2015, a Conmebol teve que intervir para "decidir" o classificado às quartas de final depois de uma confusão que paralizou a partida da volta, na Bombonera. 


No retorno do intervalo, quando o jogo estava empatado em 0 a 0, os jogadores do River foram atingidos por gás de pimenta, lançado pela torcida do Boca no acesso de entrada ao gramado. O duelo ficou parado por uma hora e cinco minutos, e, na sequência, foi adiado pelo árbitro.

Nos tribunais, a Conmebol decidiu excluir o Boca daquela edição e, portanto, garantiu o River na fase seguinte da competição. Mais tarde, a equipe de Gallardo bateria Cruzeiro, Guarani-PAR e Tigres-MEX, e se sagraria tricampeão do torneio

As datas das finais ainda não foram confirmadas pela Conmebol. Pela campanha na primeira fase, o River leva a vantagem de decidir o segundo jogo do confronto em casa. 

*Estagiário do R7, sob supervisão de Adalberto Leister Filho

Curta a página R7 Esportes no Facebook

Os melhores memes da eliminação do Grêmio na Libertadores

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.