CEO da Copa do Mundo de 2018 diz que estádios serão legado na Rússia
Em entrevista ao Jornal Estado de S. Paulo, o CEO do Mundial, Alexey Sorokin, disse que todos serão testados e espera um grande legado
Futebol|Do R7

No centro de uma crise por causa das suspeitas de doping, a Rússia garante que o problema não existirá na Copa do Mundo. Em entrevista ao Estado, o CEO do Mundial, Alexey Sorokin, confirmou que os testes de doping serão realizados fora do país, sob supervisão da Fifa, e que os atletas russos serão alvos de "rigorosos" exames. Em relação aos estádios, o executivo indicou que todos serão suficientemente testados e espera um grande legado.
Quais são os principais desafios até o início da Copa?
Não temos grandes preocupações. Os estádios estão sendo entregues um por um e serão devidamente inspecionados e testados ao longo das próximas semanas.
Quando serão os testes?
Estamos nos preparando para amistosos de um perfil elevado, como o jogo contra o Brasil em Moscou e contra a França em São Petersburgo para uma vez mais testar os serviços dos estádios e organização de jogos. Essas serão oportunidades para nós, mas também para as autoridades.
O senhor garante que os estádios estarão prontos?
Sim, tudo será entregue. Estamos monitorando o progresso das obras. Entre janeiro e março, muitas visitas técnicas foram realizadas. Tanto o Comitê Organizador como a Fifa estão satisfeitos. Em comparação ao Brasil, o clima é um pouco mais desafiador nesse ponto, já que estamos saindo de um dos invernos mais rigorosos que já tivemos. Apesar disso, temos já seis estádios em operação e seis outros estão em fase final.
O doping afetou a imagem do esporte na Rússia. O senhor considera que o impacto positivo que a Copa possa ter será minado por esse escândalo?
Não. Apenas rumores e especulações. Se existem fatos, vamos discuti-los. Se não existem fatos, vamos falar de futebol. Em primeiro lugar, a organização inteira do controle de doping na Copa estará sob a autoridade e supervisão da Fifa. Jogadores russos tem sido testados em competições internacionais e serão alvo de verificações rigorosas.
Qual será o maior legado?
Mostraremos ao mundo que, além de percepções e clichês, os russos são capazes e um povo que acolhe a todos, que é orgulhoso de sua nação e suas conquistas. De forma mais concreta, o evento permitirá maiores investimentos e modernizar cidades sedes no que se refere a transportes, estradas, aeroportos. Gerações inteiras vão se beneficiar.
Quais são os 12 estádios que vão receber jogos da Copa do Mundo
O Luzhniki é o principal estádio da Copa de 2018. Lá serão disputados sete jogos, entre eles a abertura e a final da competição. O estádio também foi a principal arena dos Jogos Olímpicos de 1980 Em terras russas! Veja como o Brasil foi recebido para ...
O Luzhniki é o principal estádio da Copa de 2018. Lá serão disputados sete jogos, entre eles a abertura e a final da competição. O estádio também foi a principal arena dos Jogos Olímpicos de 1980 Em terras russas! Veja como o Brasil foi recebido para a Copa em Sochi