Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

"CBF e STJD vão ter que se acertar com a Fifa", diz presidente da Lusa 

Fifa costuma punir clubes que apelam para a Justiça comum, como a Portuguesa cogita fazer

Futebol|com Gazeta Esportiva

O presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa, prometeu nesta terça-feira (17) que o clube irá recorrer em todas as esferas possíveis para tentar reverter a punição aplicada na última segunda-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que acabou decidindo por unanimidade (cinco a zero) pelo rebaixamento do time no Campeonato Brasileiro. O clube foi punido com a perda de quatro pontos pela escalação irregular do meia Héverton na rodada final da competição, contra o Grêmio.

Caso perca no tribunal desportivo, as opções do departamento jurídico do clube são duas: a Corte Arbitral do Esporte, entidade máxima para julgar acontecimentos do esporte, na Suíça, e a Justiça Comum, já cogitada pela Portuguesa. A Fifa desaprova clubes que apelam para a Justiça Comum, punindo severamente as agremiações e podendo até excluí-las de competições oficiais. Porém, nada impede que torcedores e entidades acionem a opção para salvar a Lusa do rebaixamento.

O dirigente convocou uma entrevista coletiva para explicar a posição da Lusa em relação à decisão do STJD, da qual cabe recurso por ter sido tomada em primeira instância, e garantiu: "Não vamos abandonar o barco, não vamos desistir". Inicialmente, o clube irá recorrer ao Pleno do tribunal para tentar reverter a punição, mas Da Lupa deixou claro que essa briga pela permanência na elite deverá ultrapassar os limites da Justiça Desportiva.

Rei do tapetão ganha mais uma


Decisão também livra Corinthians

Torcedores se revoltam e detonam atitude do Fluminense nas redes sociais


Já reputando como pequena a possibilidade de a Portuguesa anular a punição no STJD, Da Lupa admitiu que entrar na Justiça comum "é o que vai acabar acontecendo". "Tem de correr (o julgamento em) todas as esferas, mas vai acabar acontecendo, sabemos disso. Aí a CBF e o STJD vão ter que se acertar com a Fifa, porque tem dois pesos e duas medidas", afirmou, se referindo ao fato de que o Fluminense deixou de ser punido em 2010, quando poderia perder o título do Brasileirão por suposta escalação irregular do jogador Tartá na competição.

O dirigente também admitiu que a pequena força política e financeira da Portuguesa no cenário do futebol brasileiro pesa para que o Fluminense seja beneficiado em um julgamento no qual está em jogo a continuidade de um ou de outro na Série A do Brasileiro. "Tem muita coisa em jogo, dinheiro, interesse de televisão... O Fluminense tem uma grande torcida", disse.


“A Portuguesa pode não ir à Justiça comum, mas temos gente de nome e gabarito que pode ir, como permite o Estatuto do Torcedor”, discursou Da Lupa, ciente de que o maestro João Carlos Martins, embaixador do clube, já tinha entrado com processo na Justiça comum para anular o julgamento da última segunda-feira antes mesmo de ele acontecer.

Antes de contar com seus torcedores por sucesso em outras esferas, a Lusa tem chance de seguir na Série A no julgamento de seu caso em última instância. O clube entrará com recurso no STJD e nova análise será feito pelo Tribunal Pleno em 27 de dezembro, última dia útil do ano

Da Lupa ainda deu a entender que a pena aplicada ao Flamengo, também punido com a perda de quatro pontos na última segunda-feira, pela escalação irregular do lateral André Santos na rodada final do Brasileirão, serviu apenas para "justificar" a decisão que está rebaixando a Portuguesa. Ele disse que o julgamento foi uma "verdadeira inquisição" para o seu clube. "É muito mais fácil punir a Portuguesa e livrar o Fluminense. E se o Flamengo corresse risco de cair pelo mesmo motivo da Portuguesa, os dois seriam absolvidos", acredita.

A punição aplicada na última segunda pelo STJD deixou a Lusa na 17ª posição do Brasileirão, com 44 pontos, salvando o Fluminense, que terminou o campeonato com 46, agora no 15º lugar. Já o Flamengo, com a punição, passou a ter 45, mas se livrou da queda como 16º colocado.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.