Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

CBF antecipa Brasileirão e define final única para Copa do Brasil

Com as mudanças, as datas dos Estaduais vão coincidir com o início do torneio nacional; confira detalhes do novo calendário

Futebol|Do R7, com Estadão Conteúdo

  • Google News
Mudanças no calendário do futebol brasileiro foram divulgadas pela CBF nesta quarta (1º) Reprodução/YouTube @cbf

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou, nesta quarta-feira (1º) detalhes do novo calendário do futebol brasileiro — na sede da entidade, no Rio de Janeiro — com medidas que passam a valer a partir do ano que vem.

Uma das principais mudanças é antecipação do início do Campeonato Brasileiro, com a primeira rodada marcada para 28 de janeiro de 2026 — nos anos anteriores, a competição começava nos meses de março/abril. A medida altera também o recesso dos jogadores.

Com a mudança, os jogos do Brasileirão vão coincidir com as partidas dos Campeonatos Estaduais, que começam no dia 11 de janeiro e acabam no dia 8 de março. Os torneios vão ter 11 datas no total, cinco a menos do que o formato atual. Cada uma das federações vai poder definir como serão os novos formatos das competições, além das vagas para a Copa do Brasil. O Estadão revelou que a FPF (Federação Paulista de Futebol) já trabalha com esse novo formato e estuda a possibilidade de replicar o modelo da Champions League para o Estadual, com uma primeira fase disputada por pontos corridos.

Por falar na Copa do Brasil, a competição também será reformulada a partir da próxima temporada. As cinco primeiras fases serão disputadas em jogo único e as equipes da Série A entrarão a partir da quinta rodada. Oitavas, quartas e semifinais mantém o modelo de ida e volta.


A principal mudança será a final a ser disputada em jogo único, no dia 6 de dezembro, no encerramento da temporada do futebol brasileiro, em sede a ser definida pela entidade — em que será considerada a capacidade das cidades a receberem a decisão. Também terá um aumento de 92 para 126 clubes em 2026 e 128 a partir de 2027.

Tanto Copa do Brasil, como do Brasileirão, passam a se assemelhar a modelos do futebol europeu, como na Inglaterra. No caso da Copa, a competição passará a ter 14 datas e um aumento no número de partidas, com 155 até 2029.


As mudanças no calendário, segundo a CBF, se devem a um excesso de jogos disputados pelos principais clubes da Série A — sete equipes chegaram a entrar em campo mais de 70 vezes na última temporada — e a apenas 14% dos clubes filiados à entidade terem um calendário nacional ao longo do ano.

Torneios regionais e nova Copa Sul-Sudeste

Outra novidade com este calendário reformulado é a confirmação dos Campeonato Regionais, como a Copa do Nordeste e Verde. Além disso, a CBF terá, a partir da próxima temporada, a criação da Copa Sul-Sudeste, que será disputada entre março e junho, em um máximo de dez datas. O mesmo vale para os demais regionais. A nova competição contará com até dois clubes de cada Estado das respectivas e regiões.


Clubes classificados em competições da Conmebol — Copa Sul-Americana e Libertadores — não disputam os torneios regionais da CBF. No caso da Copa Verde, na prática, a CBF recria as Copas Norte e Centro-Oeste, com os campeões de cada “conferência”, termo utilizado pela entidade, se enfrentando na decisão.

Os campeões da Copa Verde, Norte e Nordeste garantem vaga à terceira fase da Copa do Brasil. Em números gerais, as novidades no calendário preveem um aumento de 82 vagas nas competições e 26% a mais de clubes com divisões a partir de 2026, com todas as federações incluídas em competições regionais.

Vale ressaltar que, na Copa Sul-Sudeste, os representantes serão dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Espírito Santo, localizado na região Sudeste, disputará a Copa Verde a partir da próxima temporada.

Pausa nas Copas do Mundo e Data Fifa

A CBF garantiu que, com as Copas do Mundo masculina e feminina nas duas próximas temporadas, o calendário do futebol brasileiro terá uma pausa para as competições entre seleções. Ainda, Copa América em 2028 e variações no intervalo das competições entre seleções podem fazer com que a CBF faça leves adequações no calendário, como garantiu Júlio Avelar, diretor de competições da entidade.

Samir Xaud, presidente da CBF, também revelou que, em novembro, terá o anúncio das novas regras de sustentabilidade das finanças dos clubes brasileiros — o fair play financeiro. O impedimento semiautomático, outro pedido dos clubes, terá seus estudos finalizados em breve e uma possível implementação a partir da próxima temporada.

Para 2027, a expectativa é de que a CBF também consiga um maior intervalo entre as partidas das seleções nas Datas Fifa e o retorno das competições nacionais. Isso não ocorrerá em 2026 em função da Copa do Mundo, que exige uma pausa maior nos campeonatos.

Mudanças nas Séries C e D

O planejamento da CBF responde a uma demanda dos clubes de divisões inferiores, com o aumento do número de vagas nas séries C e D. Até 2028, a terceira divisão passará a ter 28 clubes, enquanto a última divisão nacional terá um salto de 64 para 96 times por temporada.

Além disso, seis equipes ascenderão da Série D à C. O início de ambas as competições será em abril, com término previsto para setembro. As mudanças, segundo a entidade, promoverão uma maior inclusão nacional dos clubes ao calendário nacional.

Como serão definidas as vagas da Copa do Brasil?

  • 20 vagas para os clubes da Série A
  • 4 vagas para os campeões da Copa do Nordeste, Série C e Série D
  • 102 vagas para as competições Estaduais, seguindo o ranqueamento das Federações em 2026

Confira os detalhes do novo calendário da CBF

  • Campeonato Brasileiro: de 28/01 a 02/12, formato mantido
  • Série B: início em 21 de março e término e 28 de novembro
  • Séries C e D: início em 5 de abril, aumento no número de clubes e novo formato
  • Copa do Brasil: início em 18 de fevereiro; final em jogo único em 06/12, no encerramento da temporada. 126 em 2026 e 128 a partir de 2027
  • Estaduais: início em 11/01, com um máximo de 11 datas; finais em março
  • Copa Sul-Sudeste: 12 clubes, entre março e junho, com até dez datas
  • Copa do Nordeste: 20 clubes, entre março e junho, com até dez datas
  • Copa Verde: 24 clubes, com “conferências” da Copa Norte e Centro Oeste, entre março e junho, com até dez datas
  • Supercopa do Brasil: 24 de janeiro, partida inaugural do calendário

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.