‘Cancha Brava’: Museu do Futebol realiza exposição imersiva sobre futebol sul-americano
Mostra fica em cartaz até 5 de abril de 2026 e reúne mais de um século de história, cultura de arquibancada e personagens
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O Museu do Futebol, na zona oeste de São Paulo, inaugurou a exposição temporária “Cancha Brava – O futebol sul-americano em disputa”, que propõe ao público uma imersão inédita nas memórias, conquistas e rivalidades que moldaram o esporte no continente sul-americano.
A mostra fica em cartaz até 5 de abril de 2026, das 9h às 18h, e reúne mais de um século de história, cultura de arquibancada e personagens que marcaram o futebol latino-americano. A entrada é gratuita às terças-feiras, mas os ingressos custam entre R$ 12 (meia) e R$ 24 (inteira).
A exposição mostra a identidade compartilhada entre os países da região, como Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, apesar das barreiras geográficas, rivalidades históricas e até da diferença de idiomas. Segundo a curadoria da exposição, o objetivo é revelar uma unidade cultural e aproximar o público brasileiro da história sul-americana.
“Historicamente, o Brasil está de costas para os seus vizinhos, até por conta das especificidades do nosso país. Ser o único da confederação sul-americana de futebol que fala português. A grande concentração da população brasileira está longe das fronteiras. Então, muitas vezes o brasileiro não se sente tão sul-americano quanto os outros. E a gente queria que o visitante saísse daqui com essa ideia de unidade sul-americana, diz Matias Pinto, curador da exposição.
Um dos destaques é o ambiente dedicado aos gritos e cantos das torcidas, que cria uma experiência sonora semelhante às ‘canchas’ do continente. Os visitantes são envolvidos por ritmos, instrumentos e vozes que traduzem a paixão do torcedor latino-americano.

A mostra também apresenta o mural “Um siglo de fiesta y rivalidad”, que traz desenhos de mais de 180 personagens e episódios emblemáticos. O painel destaca nomes históricos do futebol feminino, tanto dentro de campo quanto nas arquibancadas.
Jogadoras como Marta, Formiga, Sissi, além de figuras simbólicas como Dona Carlota, pioneira de equipes femininas, e torcedoras históricas, dividem espaço com ídolos masculinos do continente.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!













