Reformulado, São Paulo aposta em Muricy e Ceni para defender o título
Campeão no ano passado, Tricolor terá time bem diferente à sua disposição no Paulistão 2022
Campeonato Paulista|Do Live Futebol BR

Atual campeão estadual, o São Paulo começa sua caminhada para defender o título neste Campeonato Paulista muito diferente daquele que tirou o grito de campeão preso na garganta do torcedor por quase nove anos.
De lá para cá, muita coisa mudou. A começar pelo técnico – Hernán Crespo deixou o time no meio do Brasileirão.
O clube do Morumbi passou por uma grande reestruturação e apostou na reformulação do elenco. Ao todo, 11 atletas deixaram a equipe, enquanto 5 chegaram para reforçar o time, agora comandado por Rogério Ceni.
O São Paulo aposta não apenas no ex-goleiro artilheiro, mas também em outro ídolo da história recente do clube: Muricy Ramalho. O ex-treinador já estava na função de coordenador técnico na conquista do Paulistão 2021, mas em início de trabalho. Pelo clube, Muricy venceu o estadual como jogador (1975) e foi tricampeão brasileiro como técnico (2006, 2007 e 2008).
O time
O Tricolor inicia o Paulistão 2022 com um time bem diferente do que foi campeão na edição passada e acabou lutando contra o rebaixamento no Brasileirão.
Do elenco que terminou 2021, saíram Benítez (Grêmio), Bruno Alves (Grêmio), Shaylon (Atlético-GO), Liziero (Internacional), Lucas Perri (Náutico), Denis Junior (Bahia), Orejuela (Grêmio), Rodrigo Freitas (livre no mercado), Willian (CSA), Galeano (Rubio Ñu-PAR) e Rojas (livre no mercado).
Pablo e Vitor Bueno não fazem parte dos planos de Ceni e devem rescindir o contrato nos próximos dias.
Em contrapartida, o clube do Morumbi buscou se reforçar e inicia a caminhada no estadual com os reforços de Patrick (Internacional), Nikão (Athlético-PR), Jandrei (Santos), Alisson (Grêmio) e Rafinha (Grêmio), além de Toró, que estava emprestado ao Atlético-GO e foi reintegrado ao elenco.
O técnico
O técnico Rogério Ceni disputará seu segundo Campeonato Paulista à frente do São Paulo. Ídolo como jogador, o ex-goleiro assumiu o comando técnico em novembro de 2016 e fez sua primeira partida oficial como treinador na derrota por 4 a 2 para o Osasco Audax, no dia 5 de fevereiro de 2017.
Naquele ano, o time do Morumbi caiu na semifinal para o rival Corinthians, que acabaria sendo campeão em cima da Ponte Preta. Já Rogério acabou caindo em julho do mesmo ano, após um início de Campeonato Brasileiro muito ruim, deixando o Tricolor na 17ª posição, dentro da zona de rebaixamento, com 11 pontos após 11 rodadas.
Campeão brasileiro de 2020 à frente do Flamengo, Ceni retornou no meio da temporada passada justamente para salvar o time, que lutava para não cair no Brasileirão, após a saída de Crespo. O argentino foi demitido com o Tricolor na 13ª posição do nacional.
Provável escalação
Com chegadas e partidas, o São Paulo de Rogério Ceni deve ter como time principal no Paulistão a seguinte formação:
Volpi; Rafinha, Arboleda, Miranda e Reinaldo; Gabriel (Patrick), Alisson, Gabriel Sara e Nikão; Calleri e Rigoni (Luciano).
Histórico no estadual
Noventa anos separam o primeiro título paulista do time do Morumbi, conquistado em 1931, do último, erguido na temporada passada.
Com 22 taças estaduais conquistadas, o Tricolor busca igualar o número de taças do rival Palmeiras, que tem 23, dividindo assim a segunda posição no ranking dos maiores vencedores do torneio. A liderança é do também rival Corinthians, que tem 30.
Dessas 22 conquistas são-paulinas, três tiveram Rogério Ceni como goleiro: 1998, 2000 e 2005.
Estreia
A estreia do São Paulo no Paulistão 2022 está marcada para a quinta-feira (27) e será contra o Guarani, às 21h30, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. O Tricolor está no Grupo B, ao lado de Ferroviária, Novorizontino e São Bernardo.
Veja 11 bons motivos para acompanhar o futebol na Record TV
A partir deste fim de semana, a bola volta a rolar na programação da Record TV. A emissora, que fez história nas primeiras transmissões do esporte do país, marca o início de um novo momento da modalidade, com grandes investimentos e muitas novidades. V...
A partir deste fim de semana, a bola volta a rolar na programação da Record TV. A emissora, que fez história nas primeiras transmissões do esporte do país, marca o início de um novo momento da modalidade, com grandes investimentos e muitas novidades. Veja 11 motivos para acompanhar!