Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rebaixamento e classificação: o que está em jogo na última rodada

Seis jogos decisivos acontecem neste sábado; ainda restam três vagas nas quartas e quatro times lutam contra o rebaixamento

Campeonato Paulista|Do Live Futebol BR

Técnico Hélio dos Anjos, da Ponte, que precisa vencer e torcer para não cair
Técnico Hélio dos Anjos, da Ponte, que precisa vencer e torcer para não cair Técnico Hélio dos Anjos, da Ponte, que precisa vencer e torcer para não cair

A 12ª e última rodada do Paulistão 2022 reserva emoção até o apito final. Neste sábado (19), seis das oito partidas que fecham a primeira fase serão disputadas no mesmo horário, às 16h. Em jogo, as três últimas vagas nas quartas de final e a luta contra o rebaixamento para a Série A2 do ano que vem.

Dois confrontos que não mudam a classificação final ficaram para o domingo (20): os já classificados RB Bragantino e Palmeiras se enfrentam em Bragança Paulista. Já o Corinthians, também garantido como primeiro de seu grupo, pega o já rebaixado Grêmio Novorizontino, fora de casa.

Como é o regulamento:

Pelo regulamento, os dois melhores times de cada um dos quatro grupos avançam para as quartas de final e se enfrentam em jogo único. Os dois piores da classificação geral, serão rebaixados.

Publicidade

O que já está definido:

Até aqui, já estão garantidos nas quartas: Corinthians (1º do Grupo A), São Paulo e São Bernardo (1º e 2º do Grupo B), Palmeiras (1º do C) e RB Bragantino (1º do D).

Publicidade

O único confronto já confirmado nas quartas é entre o Tricolor de Rogério Ceni e o São Bernardo comandado por Márcio Zanardi.

Rebaixamento:

Publicidade

Na outra ponta da tabela, o Novorizontino já tem a pior campanha e foi rebaixado. Ou seja, resta uma vaga que ninguém quer para a segunda divisão em 2023. Ponte Preta (8 pontos), Santos (11), Ferroviária (11) e Água Santa (11) tentam escapar.

Abaixo, confira o que está em jogo nos seis confrontos deste sábado (19).

Fabián Bustos, técnico santista
Fabián Bustos, técnico santista Fabián Bustos, técnico santista

Santos x Água Santa – em jogo: rebaixamento e classificação

O Peixe joga em casa e tem três cenários possíveis: pode chegar às quartas, não se classificar ou ainda ser rebaixado. Os dois times têm 11 pontos. Um empate livra ambos da queda. A vitória, para qualquer lado, pode classificar o vencedor – mas isso dependerá de outros jogos.

São Paulo x Botafogo – em jogo: classificação

O Tricolor Paulista só cumpre tabela, mas o time de Ribeirão joga em busca da vaga. O Botafogo-SP tem 18 pontos, precisa vencer e torcer contra Ituano (18) e Mirassol (17) para ficar em segundo na chave e encarar o Palmeiras nas quartas.

Leia também

Santo André x Inter de Limeira - em jogo: classificação

O Santo André só depende dele para se classificar. Basta vencer o jogo que confirma a segunda posição no Grupo D. Se empatar, torce para o Santos não vencer o Água Santa.

A mesma situação vive a Inter, que também só depende dela para avançar de fase. Em caso de empate, tem que torcer para o Guarani não vencer o São Bernardo. Se perder, precisa que Bugre perca e o Água Santa não vença o Santos.

Elano conversa com elenco da Ferroviária
Elano conversa com elenco da Ferroviária Elano conversa com elenco da Ferroviária

Ferroviária x Mirassol - em jogo: rebaixamento e classificação

A Ferroviária joga em casa e um empate garante sua permanência na elite estadual. Com 11 pontos, o time do técnico Elano só não pode perder. Se isso acontecer, torce para que a Ponte Preta não vença, ou, que o Água Santa derrote o Santos – o time da Vila tem os mesmos 11 pontos, 2 vitórias e -4 de saldo de gols da Ferrinha.

Do outro lado, para avançar às quartas, o Mirassol precisa vencer a Ferroviária e torcer por tropeços de Ituano e Botafogo-SP.

São Bernardo x Guarani - em jogo: classificação

O Bernô já tem a segunda posição do Grupo B garantida e vai encarar o São Paulo nas quartas. Mas o Guarani joga tudo pela vaga neste sábado. O Bugre tem um ponto a menos que a Inter de Limeira na chave A, mas pode avançar até mesmo com um empate, desde que a Inter perca seu jogo. Os times empatariam em 14 pontos e o time de Campinas levaria a melhor por ter uma vitória a mais.

Ponte Preta x Ituano - em jogo: rebaixamento e classificação

A situação da Ponte Preta é a mais difícil: precisa vencer e torcer contra Ferroviária, Santos e Água Santa. Se empatar, cai. Se perder, adeus. Vencendo, chegaria aos mesmos 11 pontos do trio e teria que contar com tropeços para seguir na elite.

Uma vitória deixaria a Macaca com 3 triunfos, primeiro critério de desempate. Se a Ponte vencer e a Ferrinha perder, quem cai é o time de Araraquara. Mesma situação com o Santos: se a Ponte vencer e o Peixe perder, quem cai é o time da Vila Belmiro, que ficaria com apenas 2 vitórias.

Em caso de vitória da Ferroviária e do Alvinegro Praiano, se vencer, a Ponte Preta igualaria os 11 pontos do Água Santa (que encara o Santos) e também no número de vitórias (3). O segundo critério de desempate é o saldo de gols: hoje, o time de Diadema tem -3 e a Macaca incríveis -13. Esse saldo, aliás, é o mesmo do já rebaixado Novorizontino.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.