Federação Paulista de Futebol declara apoio a Abel Ferreira e repudia críticas de entidade
O técnico do Palmeiras foi alvo da Fenapaf, que pediu sua punição ao STJD por conta dos acontecimentos na Supercopa do Brasil
Campeonato Paulista|Do R7
A repercussão das atitudes de Abel Ferreira na Supercopa do Brasil continua a tomar conta do noticiário. Dessa vez, quem se manifestou foi a FPF (Federação Paulista de Futebol), mas em apoio ao treinador do Palmeiras, que havia sido alvo da Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol). A FPF repudiou a "ação despropositada" da entidade de classe.
Na última segunda-feira (30), a Fenapaf, organizada para defender os interesses dos jogadores profissionais, emitiu uma nota endereçada ao Supremo Tribunal de Justiça Desportiva em que pede as devidas punições ao técnico palmeirense, uma vez que Abel "parece não entender sua função de líder e se permite proporcionar cenas lamentáveis, abusivas, agressivas e desrespeitosas como as que vimos ontem (sábado), apesar das punições esportivas reiteradamente aplicadas".
O comunicado da Fenapaf gerou revolta no Verdão, que prontamente saiu em defesa de seu comandante e pediu que a entidade "em vez de se preocupar com o comportamento de um profissional íntegro, dedique-se a melhorar a situação dos milhares de atletas de futebol espalhados pelo país que, lamentavelmente, não encontram condições ideais para trabalhar".
Agora, nesta quinta-feira (2), foi a vez de a Federação Paulista de Futebol tomar partido a favor de Abel Ferreira.
O comunicado diz que "eventuais excessos à beira do campo de Abel ou de qualquer outro treinador são passíveis de avaliação da arbitragem e da Justiça Desportiva. A FPF entende que cabe a estas instâncias, e somente a elas, tal julgamento". Confira a nota oficial na íntegra:
Diante da manifestação da FENAPAF referente ao treinador Abel Ferreira, da Sociedade Esportiva Palmeiras, a Federação Paulista de Futebol vem a público externar seu repúdio a tal ação despropositada. Multicampeão em seu breve período trabalhando no Brasil, Abel Ferreira tem engrandecido o futebol paulista e nacional como raros técnicos já o fizeram na história do esporte brasileiro. Eventuais excessos à beira do campo de Abel ou de qualquer outro treinador são passíveis de avaliação da arbitragem e da Justiça Desportiva. A FPF entende que cabe a estas instâncias, e somente a elas, tal julgamento.
O Palmeiras venceu o Flamengo, de virada, por 4 a 3, no último sábado (28), em Brasília, e levou a taça de campeão da Supercopa do Brasil. Abel Ferreira tem sido criticado por, primeiramente, ter "dividido" uma bola com Arrascaeta na beira do gramado e, depois, ter discutido com a arbitragem, sido expulso e ainda ter chutado o microfone que fazia a captação do áudio no gramado.
Conheça o avião de R$ 280 milhões que Leila Pereira comprou para o Palmeiras