Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conselheiros pedem que Andrés Rueda renuncie ao cargo de presidente do Santos

Além do mandatário, o grupo também quer a saída dos membros do Comitê de Gestão, por causa dos resultados ruins

Campeonato Paulista|Do Live Futebol BR

Andrés Rueda é alvo de reclamações dos conselheiros do Santos
Andrés Rueda é alvo de reclamações dos conselheiros do Santos Andrés Rueda é alvo de reclamações dos conselheiros do Santos

O início ruim do Santos no Campeonato Paulista fez explodir uma crise nos bastidores do clube. Um grupo de 26 conselheiros protocolou na última segunda-feira (30) um requerimento que sugere ao presidente Andrés Rueda e a membros do Comitê de Gestão que renunciem aos cargos.

"O Santos é Gigante e merece mais, ficou claro a inaptidão na condução do Futebol por esta Gestão. Se não há a capacidade de qualificar o elenco para continuidade da temporada, demonstrem um pouco de amor ao clube e RENUNCIEM", diz parte do comunicado.

Leia também

Os conselheiros lembraram as campanhas ruins realizadas pelo Santos desde que Andrés Rueda assumiu a presidência, em 2021, depois do vice da Copa Libertadores. O elenco passou por mudanças, e desde então foram feitas 31 contratações. Ainda nesse período, nove treinadores e seis executivos/gerentes passaram pela Vila Belmiro.

"Entre a compra dos direitos federativos e/ou 'apenas' pagamento de salários e luvas, o Clube investiu milhões e colecionou eliminações precoces e vexatórias em todo torneio que disputou. Temos o dever de esclarecer que, apesar do Presidente do Clube, sempre que tem a oportunidade, reclamar da falta de dinheiro e fazer declarações que apequenam a Instituição, o problema não é falta de dinheiro e sim como ele é gasto."

Publicidade

O executivo de futebol Paulo Roberto Falcão e o técnico Odair Hellmann ficaram livre das críticas dos conselheiros, que alertaram os dirigentes para a necessidade de o elenco ser reforçado visando à sequência do Campeonato Paulista.

"Redigimos este ofício enquanto a janela de transferência está aberta e existe a possibilidade de qualificar a equipe. Entretanto, sabemos que o problema não se resume apenas em contratar, o time não vence e não convence contra equipes tecnicamente inferiores e com muito menos investimento. [...] O time tem carência no meio-campo desde 2021. É extremamente importante que cheguem no mínimo dois meio-campistas na função de camisa 8 e 10 para proporcionar a criação e municiar os atacantes, um lateral-direito e um centroavante".

Publicidade

Esse requerimento, porém, não deve ter nenhum efeito prático sobre um possível processo de impeachment do presidente e dos membros do Conselho de Gestão. Na próxima segunda-feira (6), Andrés Rueda vai se reunir com conselheiros para falar da campanha ruim realizada pelo Santos e explicar as contratações feitas até aqui.

Na lanterna do Grupo A do Paulistão, com seis pontos, o Peixe volta a campo neste sábado (4), contra o Palmeiras, às 18h30 (horário de Brasília), no Morumbi, pela sexta rodada.

De recordista de expulsões a artilheiro: confira curiosidades do Paulistão 2023

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.