Andrés Rueda é alvo de reclamações dos conselheiros do Santos
Santos FCO início ruim do Santos no Campeonato Paulista fez explodir uma crise nos bastidores do clube. Um grupo de 26 conselheiros protocolou na última segunda-feira (30) um requerimento que sugere ao presidente Andrés Rueda e a membros do Comitê de Gestão que renunciem aos cargos.
"O Santos é Gigante e merece mais, ficou claro a inaptidão na condução do Futebol por esta Gestão. Se não há a capacidade de qualificar o elenco para continuidade da temporada, demonstrem um pouco de amor ao clube e RENUNCIEM", diz parte do comunicado.
Os conselheiros lembraram as campanhas ruins realizadas pelo Santos desde que Andrés Rueda assumiu a presidência, em 2021, depois do vice da Copa Libertadores. O elenco passou por mudanças, e desde então foram feitas 31 contratações. Ainda nesse período, nove treinadores e seis executivos/gerentes passaram pela Vila Belmiro.
"Entre a compra dos direitos federativos e/ou 'apenas' pagamento de salários e luvas, o Clube investiu milhões e colecionou eliminações precoces e vexatórias em todo torneio que disputou. Temos o dever de esclarecer que, apesar do Presidente do Clube, sempre que tem a oportunidade, reclamar da falta de dinheiro e fazer declarações que apequenam a Instituição, o problema não é falta de dinheiro e sim como ele é gasto."
O executivo de futebol Paulo Roberto Falcão e o técnico Odair Hellmann ficaram livre das críticas dos conselheiros, que alertaram os dirigentes para a necessidade de o elenco ser reforçado visando à sequência do Campeonato Paulista.
"Redigimos este ofício enquanto a janela de transferência está aberta e existe a possibilidade de qualificar a equipe. Entretanto, sabemos que o problema não se resume apenas em contratar, o time não vence e não convence contra equipes tecnicamente inferiores e com muito menos investimento. [...] O time tem carência no meio-campo desde 2021. É extremamente importante que cheguem no mínimo dois meio-campistas na função de camisa 8 e 10 para proporcionar a criação e municiar os atacantes, um lateral-direito e um centroavante".
Esse requerimento, porém, não deve ter nenhum efeito prático sobre um possível processo de impeachment do presidente e dos membros do Conselho de Gestão. Na próxima segunda-feira (6), Andrés Rueda vai se reunir com conselheiros para falar da campanha ruim realizada pelo Santos e explicar as contratações feitas até aqui.
Na lanterna do Grupo A do Paulistão, com seis pontos, o Peixe volta a campo neste sábado (4), contra o Palmeiras, às 18h30 (horário de Brasília), no Morumbi, pela sexta rodada.
De recordista de expulsões a artilheiro: confira curiosidades do Paulistão 2023