Calleri se firma como principal nome no ataque do São Paulo
Argentino anotou dois gols em quatro partidas e só fica atrás do compatriota Rigoni no número de finalizações do time no Paulistão
Campeonato Paulista|Do Live Futebol BR
Jonathan Calleri está em sua segunda passagem pelo São Paulo. O atacante retornou sob grande expectativa da torcida, visto que em 2016, quando vestiu a camisa do clube pela primeira vez, foi um dos grandes destaques e um dos responsáveis por levar o Tricolor até as semifinais da Copa Libertadores.
Em 2022, o argentino vem mais uma vez sobressaindo. Atualmente, é um dos jogadores mais eficientes no ataque são-paulino.
Neste Paulistão, Calleri já balançou as redes duas vezes em quatro jogos, sendo um gol contra o Guarani, na derrota da estreia, e o outro contra o RB Bragantino, quando o time voltou a perder em jogo da quarta rodada. Nas partidas nas quais não marcou, foi efetivo e um dos que mais perigo levaram à meta adversária.
Desde seu retorno ao Tricolor, em setembro de 2021, Calleri disputou 20 jogos, sendo 14 como titular, e marcou sete gols. Na temporada 2022, é titular absoluto e forma dupla com outro argentino, Emiliano Rigoni. Esse, por sua vez, não vive um bom momento e já está há 15 jogos sem balançar as redes. Apesar disso, os atacantes lideram os números de finalizações na equipe neste Paulistão.
De acordo com levantamento do FootStats, Rigoni é o que mais vezes finalizou, com dez tentativas. Dessas, metade foi no gol. Já Calleri tentou nove arremates, sendo apenas dois na meta adversária.
Por ser um jogador alto e contribuir nas jogadas aéreas da equipe, Calleri recebeu elogios do técnico Rogério Ceni. Com 1,81m, o atacante é bom cabeceador e ajuda tanto na parte ofensiva quanto na defensiva do time.
“Temos o Arboleda, que é um bom cabeceador, o Miranda, que é zagueiro, e o Calleri, que é um terceiro cabeceador que ajuda na parte defensiva. Você joga contra cinco ou seis com bola aérea boa, você vai sofrer nesse sentido. É uma coisa que já mostramos que vamos sofrer contra equipes superiores nesse quesito”, explicou Ceni.
Leia também
No próximo compromisso do time, contra a Ponte Preta no domingo (13), Jonathan Calleri deve iniciar como titular. Novamente vestindo a camisa número 9, que era utilizada por Pablo. Este, ao contrário do argentino, ficou bem abaixo das expectativas e se despediu do time do Morumbi no início do ano.
Maiores finalizadores do São Paulo no Paulistão 2022*
1º Emiliano Rigoni – 10 finalizações (média de 2,5 por jogo), sendo 5 certas
2º Calleri - 9 finalizações (média de 2,25 por jogo), sendo 2 certas
3º Gabriel Sara - 8 finalizações (média de 2 por jogo), sendo 3 certas
(*) Fonte: FootStats
Relembre a carreira vitoriosa de Muller nos gramados do Brasil e do mundo