Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Campeonato Paulista - NO REFRESH
Publicidade

Após oito temporadas, Portuguesa volta à elite do futebol estadual e é grande novidade do Paulistão 2023

Na temporada de 2023, Lusa volta para a primeira divisão do Campeonato Paulista, que começa em 15 de janeiro

Campeonato Paulista|Do R7


Portuguesa volta a disputar a Série A1 do Campeonato Paulista
Portuguesa volta a disputar a Série A1 do Campeonato Paulista

O lançamento do Paulistão 2023 acontece nesta terça-feira (1º), a partir das 12h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do R7, e uma das grandes novidades do campeonato é o retorno de um tradicional time paulistano: a Portuguesa.

O clube garantiu o acesso à elite do futebol estadual em abril deste ano, após o empate de 1 a 1 com o Rio Claro, no tradicional estádio do Canindé, e é um dos 16 times que disputarão o Campeonato Paulista de 2023.

Confira os times que disputam o Paulistão 2023:

Água Santa

Botafogo

Publicidade

Corinthians

Ferroviária

Publicidade

Guarani

Inter de Limeira

Ituano

Mirassol

Palmeiras

Portuguesa

RB Bragantino

Santo André

Santos

São Bento

São Bernardo

São Paulo

A Portuguesa caiu para a Série A2 do Paulistão em 2015. Naquela temporada, o clube estava no Grupo C, o mesmo do Palmeiras, Botafogo SP, Linense e Marília, e ficou com penúltima colocação da fase de grupos, com 13 pontos. Nas 13 partidas disputadas, a equipe do ex-técnico Aílton Silva venceu apenas dois jogos, empatou em sete e perdeu seis vezes.

No ano seguinte, no Campeonato Paulista A2 de 2016, a Portuguesa terminou o torneio no meio da tabela, em 13º, e não garantiu vaga para as quartas de final. Em 2017, repetiu a colocação e permaneceu na Série A2. Nos anos de 2018 e 2019, a Lusa não chegou perto da classificação das fases finais, mas em 2020 chegou às quartas de final, quando foi eliminada pelo XV de Piracicaba.

A temporada que garantiu o retorno da Fabulosa para a elite do futebol paulista, em 2022, foi recheada de vitórias. Nos 15 jogos disputados, o clube venceu em nove partidas, empatou em cinco e sofreu apenas uma derrota. No último jogo do torneio, contra o São Bento — que também garantiu vaga no Paulistão 2023 —, mais de 13 mil torcedores compareceram ao Estádio do Canindé.

Além da Lusa, São Bento é novidade na A1 também

De maneira heroica, depois de apenas um ano do rebaixamento, o São Bento conseguiu o acesso e vai jogar a Série A1 do Paulistão 2023. O Bentão buscou um empate nos acréscimos contra o Oeste e nos pênaltis, o goleiro Zé Carlos brilhou, defendendo três cobranças e garantiu a vaga para o Azulão Sorocabano na elite do futebol paulista.

O São Bento vem para a primeira divisão embalado com a contratação do técnico histórico, Paulo Roberto Santos. Sob o comando do treinador, o time conseguiu o acesso cinco vezes e teve as melhores campanhas da história do clube. O desafio é se manter na primeira divisão, mas a expectativa é repetir a fórmula de sucesso com o técnico nesta temporada, que já esteve à frente da equipe em seis edições de Série A.

Bola na rede! Confira as maiores goleadas do Paulistão 2022

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.