Campeonato Paulista Água Santa desafia invencibilidades do Palmeiras em primeira final do Paulistão

Água Santa desafia invencibilidades do Palmeiras em primeira final do Paulistão

Verdão ainda não perdeu na atual edição do estadual e não é derrotado na Arena Barueri, palco da primeira final, desde 2012

O Água Santa enfrenta o Palmeiras neste domingo (2), às 16h (de Brasília), pelo jogo de ida das finais do Campeonato Paulista. No duelo, que terá transmissão do R7 e da Record TV, o Netuno desafiará um gigante do futebol brasileiro, que está invicto neste Paulistão. Além disso, o Verdão não perde na Arena Barueri, palco da primeira partida, desde 2012. 

Ao longo da história, o Palmeiras disputou 30 jogos na Arena Municipal Orlando Batista Noveli, popularmente conhecida como Arena Barueri. O histórico é amplamente favorável à equipe paulistana, que soma 19 vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas — todas estas, porém, para times de fora de São Paulo.

Água Santa e Palmeiras se enfrentam no domingo (2), pelo jogo de ida das finais do Paulistão

Água Santa e Palmeiras se enfrentam no domingo (2), pelo jogo de ida das finais do Paulistão

Leo Sguaçabia/Ag.Paulistão

A última derrota em Barueri aconteceu há mais de uma década, lá atrás, em 2012. Naquela ocasião, o Verdão perdeu por 1 a 0 para o Internacional. E, se o histórico geral já é favorável à equipe da Barra Funda, o retrospecto mais recente dá ainda menos esperanças ao Água Santa: nas últimas cinco vezes que atuou na Arena Barueri, o Palmeiras venceu todos os jogos. 

Brasileirão 2012: Palmeiras 1 x 0 Flamengo;
Paulistão 2019: Palmeiras 1 x 0 Oeste-SP;
Brasileirão 2021: Palmeiras 1 x 0 Ceará;
Brasileirão 2022: Palmeiras 3 x 0 Corinthians;
Copa do Brasil 2022: Palmeiras 2 x 1 Juazeirense.

Já neste Paulistão o Palmeiras detém mais uma invencibilidade a ser desafiada pelo Água Santa. Em 14 jogos, a equipe de Abel Ferreira soma dez vitórias e quatro empates, além de deter a melhor defesa da competição, com apenas cinco gols sofridos. Fora isso, o Verdão não foi vazado em dez partidas do campeonato. 

Se vencer o Água Santa na decisão deste ano, o Palmeiras poderá voltar a ser campeão paulista de forma invicta depois de 51 anos. Em 1972, o Verdão conquistou o Paulistão com uma histórica campanha de 15 vitórias e sete empates, em 22 jogos. Além do título daquele ano, o Palmeiras foi campeão paulista de forma invicta em outras duas oportunidades: 1926 e 1932, quando ainda era Palestra Itália. 

Desafio ao "impossível"

Mas, para quem já desafiou o "impossível" nesta edição, tudo pode acontecer. O Água Santa chega às finais do Paulistão depois de uma campanha sólida na fase de grupos, com sete vitórias, dois empates e três derrotas, o que levou o Gigante de Diadema pela primeira vez ao mata-mata estadual.

Nas quartas, bateu o favorito São Paulo e, nas semis, o também favorito RB Bragantino. Apesar de já ter perdido para o Palmeiras na atual edição (por 1 a 0, na oitava rodada da fase de grupos), pertence ao Netuno o resultado mais elástico no histórico de confronto entre as duas equipes: 4 a 1 sobre o Verdão, em 2016, ano de estreia do time de Diadema em campeonatos paulistas.

Não sabemos se o Água Santa será capaz de quebrar as invencibilidades do Palmeiras na decisão, mas a edição deste ano já nos provou inúmeras vezes que nem sempre o favorito leva a melhor. 

Depois do jogo deste domingo (2), as duas equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo (9), também às 16h (de Brasília), mas no Allianz Parque, pela partida de volta das finais do Campeonato Paulista. Assim como o duelo da ida, você acompanha todas as emoções da histórica decisão no R7 e na Record TV

Oscar Pistorius, preso por assassinar namorada, tem liberdade condicional negada

Últimas