Campeonato Paulista Abel Ferreira transforma três zagueiros em realidade no Verdão

Abel Ferreira transforma três zagueiros em realidade no Verdão

Apresentado nesta terça (18) e de olho na titularidade, Murilo já se mostrou à vontade em atuar pelo lado esquerdo do Palmeiras

Técnico Abel Ferreira vem testando opções no setor defensivo do Palmeiras

Técnico Abel Ferreira vem testando opções no setor defensivo do Palmeiras

Cesar Greco/Palmeiras

Com quase 20 dias de treinos táticos e técnicos no Palmeiras, Abel Ferreira, enfim, conseguiu ter todo o elenco à disposição, com todos testados e sem nenhum jogador com resultado positivo para Covid-19.

Pelas primeiras semanas de trabalho, o treinador português tem indicado que atuará com três zagueiros desde o início da temporada, com Paulistão e Mundial de Clubes neste primeiro semestre.

Por isso mesmo, o zagueiro Murilo fez questão de deixar claro que, mesmo não sendo canhoto, sempre atuou pelo setor. Apresentado nesta terça-feira (18), o jogador de 26 anos que estava no Lokomotiv de Moscou, da Rússia, disse que se sente à vontade pela esquerda da zaga.

“Eu me sinto bem no lado esquerdo. Sempre joguei nesse lado nas categorias de base, quando subi pelo Cruzeiro e no Lokomotiv [da Rússia]. Eu me sinto bem e à vontade ali", disse o jogador. Com contrato até dezembro de 2026, o defensor teve 80% de seus direitos econômicos adquiridos pelo clube paulista por 2,8 milhões de dólares (aproximadamente R$ 15,5 milhões).

"Creio que o meu diferente pode ser o lado esquerdo, que é onde eu já venho atuando há muito tempo, e queriam um jogador naquela posição. É onde eu vou poder estar à disposição“, salientou o jogador, que busca uma vaga entre os 11 titulares já na estreia do Paulistão 2022, contra o Novorizontino, no próximo domingo (23).

Pelos treinamentos já realizados, Abel Ferreira dá mostras de que entende que seus times podem ser mais ofensivos. Experiências e variações táticas já foram feitas desde Matias Viña, lateral-esquerdo vendido para a Roma, da Itália. E assim seguiu com o meia Gustavo Scarpa e os laterais Jorge e Piquerez.

Em outros momentos, Abel destacou o lateral-direito, sendo Marcos Rocha ou Mayke, para jogar como terceiro zagueiro, liberando assim as alas do campo para os atacantes Rony ou mesmo Breno Lopes.

Opções para o trio de zaga

Nesta pré-temporada, durante os jogos-treinos contra Portuguesa, Pouso Alegre-MG, Juventus-SP e Primavera-SP, o português escalou três zagueiros nos dois tempos e com mudanças de trio.

Contra o Pouso Alegre, no dia 9, os trios de zaga tiveram Gustavo Gómez, Naves e Renan na etapa inicial e Kuscevic, Luan e Piquerez na sequência. Já contra a Lusa, três dias depois, foram testados Gómez, Kuscevic e Renan no primeiro tempo e Marcos Rocha, Naves e Luan na parte final.

No duelo contra o Moleque Travesso, disputado no último sábado (15), a trinca defensiva do Verdão de início foi formada por Gustavo Gómez, Luan e Murilo. Na sequência da atividade o técnico colocou Talisca, Kuscevic e Renan.

E no último jogo-treino, também no sábado (15), contra o Primavera-SP, atuaram na etapa inicial Kuscevic, Murilo e Jorge. Na parte final, Abel foi de Luan, Kuscevic e Mayke.

Antes da estreia contra o Novorizontino, o Palmeiras não fará mais jogos-treinos. Agora, só restam os últimos ajustes no próprio treinamento. 

Campeonato Paulista: relembre os últimos artilheiros do torneio

Últimas