Abel Ferreira transforma três zagueiros em realidade no Verdão
Apresentado nesta terça (18) e de olho na titularidade, Murilo já se mostrou à vontade em atuar pelo lado esquerdo do Palmeiras
Campeonato Paulista|Do Live Futebol BR
Com quase 20 dias de treinos táticos e técnicos no Palmeiras, Abel Ferreira, enfim, conseguiu ter todo o elenco à disposição, com todos testados e sem nenhum jogador com resultado positivo para Covid-19.
Pelas primeiras semanas de trabalho, o treinador português tem indicado que atuará com três zagueiros desde o início da temporada, com Paulistão e Mundial de Clubes neste primeiro semestre.
Por isso mesmo, o zagueiro Murilo fez questão de deixar claro que, mesmo não sendo canhoto, sempre atuou pelo setor. Apresentado nesta terça-feira (18), o jogador de 26 anos que estava no Lokomotiv de Moscou, da Rússia, disse que se sente à vontade pela esquerda da zaga.
“Eu me sinto bem no lado esquerdo. Sempre joguei nesse lado nas categorias de base, quando subi pelo Cruzeiro e no Lokomotiv [da Rússia]. Eu me sinto bem e à vontade ali", disse o jogador. Com contrato até dezembro de 2026, o defensor teve 80% de seus direitos econômicos adquiridos pelo clube paulista por 2,8 milhões de dólares (aproximadamente R$ 15,5 milhões).
"Creio que o meu diferente pode ser o lado esquerdo, que é onde eu já venho atuando há muito tempo, e queriam um jogador naquela posição. É onde eu vou poder estar à disposição“, salientou o jogador, que busca uma vaga entre os 11 titulares já na estreia do Paulistão 2022, contra o Novorizontino, no próximo domingo (23).
Pelos treinamentos já realizados, Abel Ferreira dá mostras de que entende que seus times podem ser mais ofensivos. Experiências e variações táticas já foram feitas desde Matias Viña, lateral-esquerdo vendido para a Roma, da Itália. E assim seguiu com o meia Gustavo Scarpa e os laterais Jorge e Piquerez.
Em outros momentos, Abel destacou o lateral-direito, sendo Marcos Rocha ou Mayke, para jogar como terceiro zagueiro, liberando assim as alas do campo para os atacantes Rony ou mesmo Breno Lopes.
Opções para o trio de zaga
Nesta pré-temporada, durante os jogos-treinos contra Portuguesa, Pouso Alegre-MG, Juventus-SP e Primavera-SP, o português escalou três zagueiros nos dois tempos e com mudanças de trio.
Contra o Pouso Alegre, no dia 9, os trios de zaga tiveram Gustavo Gómez, Naves e Renan na etapa inicial e Kuscevic, Luan e Piquerez na sequência. Já contra a Lusa, três dias depois, foram testados Gómez, Kuscevic e Renan no primeiro tempo e Marcos Rocha, Naves e Luan na parte final.
No duelo contra o Moleque Travesso, disputado no último sábado (15), a trinca defensiva do Verdão de início foi formada por Gustavo Gómez, Luan e Murilo. Na sequência da atividade o técnico colocou Talisca, Kuscevic e Renan.
E no último jogo-treino, também no sábado (15), contra o Primavera-SP, atuaram na etapa inicial Kuscevic, Murilo e Jorge. Na parte final, Abel foi de Luan, Kuscevic e Mayke.
Antes da estreia contra o Novorizontino, o Palmeiras não fará mais jogos-treinos. Agora, só restam os últimos ajustes no próprio treinamento.
Campeonato Paulista: relembre os últimos artilheiros do torneio