Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

60 mil habitantes e potência no futebol; Mirassol recebe o Palmeiras no Paulistão

Clube da menor cidade do Campeonato Paulista A1, Leão vive seu melhor momento e se consolidou como uma força do interior

Campeonato Paulista|Do Live Futebol BR

Elenco do Mirassol campeão da Série C do Brasileirão
Elenco do Mirassol campeão da Série C do Brasileirão Elenco do Mirassol campeão da Série C do Brasileirão

O próximo adversário do Palmeiras no Campeonato Paulista ganhou notoriedade nos últimos anos por ter um dos trabalhos de maior sucesso entre clubes do interior, não somente de São Paulo, mas do Brasil. Nesta quarta-feira (1º), pela quinta rodada do Paulistão, o Verdão visita o Mirassol às 21h35 (de Brasília), com transmissão ao vivo na Record TV.

Mirassol é disparada a menor cidade com um representante na Série A1 do Paulistão, com pouco mais de 60 mil habitantes. São mais de 100 mil a menos que a segunda menor cidade, Bragança Paulista, que tem mais de 172 mil pessoas. Mesmo somando as três principais divisões do Campeonato Paulista (A1, A2 e A3), a cidade de Mirassol só fica à frente de Capivari, Monte Azul Paulista, Novo Horizonte e Porto Feliz.

Leia também

Mesmo assim, o clube se firmou como uma das forças do futebol paulista nos últimos anos — e sem realizar "loucuras" no âmbito financeiro. Grande parte de sua ascensão se deve à valorização da base, exemplificada por Luiz Araújo. Cria do Leão, o atacante foi para o São Paulo ainda na base e, em 2017, foi vendido ao Lille, da França. O negócio rendeu cerca de R$ 7 milhões ao Mirassol, que construiu um dos centros de treinamento mais modernos do Brasil com o dinheiro.

Logo em seguida, o clube teve seus resultados mais expressivos no nível principal. Em 2020, o Leão foi semifinalista do Campeonato Paulista, eliminando o São Paulo em pleno Morumbi nas quartas, e conquistou seu primeiro título nacional no Campeonato Brasileiro Série D. Já em 2022, foi campeão da Série C e garantiu o acesso inédito à Série B.

Antes disso, as maiores conquistas do Mirassol foram nas divisões de acesso do Campeonato Paulista. Em suas primeiras seis décadas no futebol profissional, a partir de 1951, o Leão foi campeão do Paulistão Série A3 em 1997 e herdou o título da quarta divisão estadual de 1961 do Grec Mirassol, que se fundiu com o Mirassol Futebol Clube em 1964.

Em 2023, o início de temporada não foi dos melhores, mas o Mirassol deu sinal de volta aos trilhos. Após três rodadas sem vitória, goleou o São Bernardo, até então invicto, e deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Paulista. Contra o Verdão, os comandados de Ricardo Catalá tentam pontuar novamente para ganhar força na disputa pela fase final.

Último dia da janela de transferências: confira contratações que podem acontecer na Europa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.