Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esportes NO REFRESH

Jejum de vitórias e repertório raso: o que o Fortaleza precisa acertar para vencer o Palmeiras

Defesa frágil e construção ofensiva são desafios do Leão, enquanto Alviverde vive momento oposto e disputa a liderança do Brasileirão

Campeonato Brasileiro Série A|Do R7

Palmeiras vai em busca da liderança, e Fortaleza precisa de reencontro com vitórias Cesar Greco/Divulgação Palmeiras – 26.06.2025

A derrota por 2 a 1 para o Vitória, no Barradão, na última quarta-feira (16), escancarou os problemas que o Fortaleza acumula neste início de temporada. O time de Juan Pablo Vojvoda chegou a uma sequência de seis jogos sem vitórias como visitante e venceu duas vezes nas últimas dez partidas.

Agora, o Leão do Pici recebe o Palmeiras neste domingo (20), na Arena Castelão, pela 5ª rodada do Brasileirão, pressionado por desempenho, resultado e identidade. O Alviverde, por sua vez, está na segunda posição e pode se tornar líder isolado hoje se vencer a partida.

O jogo será transmitido ao vivo e com exclusividade na TV aberta pela RECORD. No R7 e no PlayPlus, você acompanha tudo da partida, a partir das 17h30, sob o comando de Zé Luiz e o Desimpedidos.

O Fortaleza de 2024, combativo, intenso e versátil, deu lugar a uma equipe de repertório previsível e pouco eficaz. Contra o Vitória, o Tricolor foi dominado por jogadas aéreas e insistiu em cruzamentos pouco produtivos, sobretudo no primeiro tempo, quando a única ação ofensiva relevante foi uma cabeçada de Pol Fernández e um chute de longe de Gustavo Mancha.


Leia mais:

Defesa vulnerável do Leão

O sistema defensivo também preocupa. O Fortaleza foi vazado em sete dos últimos dez jogos, um contraste gritante com o início da temporada, quando sofreu gols em quatro dos 11 primeiros compromissos.

Com variações entre dois e três zagueiros, Vojvoda segue tentando encontrar a formação ideal, mas os desfalques de Tinga e Brítez limitam as alternativas. Contra o Vitória, apenas Titi estava disponível no banco de reservas para o setor defensivo.


A fragilidade defensiva é acompanhada por dificuldades na construção ofensiva. O time tem apostado excessivamente nas jogadas pelos lados, especialmente nas bolas alçadas para a área, sem a criatividade que marcou outras fases sob o comando de Vojvoda.

A entrada de Deyverson no segundo tempo contra o Vitória até trouxe mais presença ofensiva, com três finalizações, uma delas na trave, mas, ainda assim, não foi suficiente.


Peças novas no Fortaleza

Apesar da má fase, o Fortaleza apresentou lampejos de melhora. Pol Fernández foi um dos melhores em campo contra o Vitória, participando da jogada do gol de empate marcado por Diogo Barbosa. O próprio Deyverson mostrou disposição, mesmo sem ainda ter balançado as redes em cinco partidas pelo clube.

O técnico argentino tentará promover ajustes mesmo com um novo problema: o meia Emmanuel Martínez está suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Calebe, Lucas Sasha e Zé Welisson surgem como principais opções para substituí-lo. Bruninho, Lucca Prior e Rodrigo também estão disponíveis, assim como Pedro Augusto, que não atua há quase um mês. Já Pochettino, com tendinite no quadril, deve continuar de fora.

Desafio contra o Palmeiras

Enfrentar o Palmeiras, fora ou em casa, nunca é tarefa simples. Em 2024, o Verdão venceu o Fortaleza duas vezes — uma delas, inclusive, em pleno Castelão. Para sair do atual cenário de estagnação, o Tricolor precisa mais do que garra, como disse Deyverson após a derrota no Barradão. Precisa de ideias.

Domingo, diante do torcedor tricolor, será a oportunidade de ouro do Fortaleza para reencontrar o caminho da vitória e começar a reconstruir a confiança de um elenco que ainda não se encontrou em 2025.

Mais do que vencer, o Fortaleza precisa convencer e reencontrar o futebol que o fez respeitado nas últimas temporadas.

Palmeiras chega forte

Enquanto isso, o Palmeiras vive um momento completamente diferente. Apesar de estar na segunda posição no Paulistão, o Alviverde apresenta um bom desempenho ofensivo no Brasileirão. São nove gols nos últimos cinco jogos.

O destaque vai para as atuações de Facundo Torres, que anotou o gol decisivo contra o Internacional na última rodada, e Felipe Anderson, que foi muito questionado na temporada passada, mas desde que começou a atuar em sua posição de origem, pelo lado direito, voltou a se destacar.

Para completar, Abel Ferreira tem à disposição os atacantes Paulinho e Vítor Roque, que chegaram nesta temporada. O meia Lucas Evangelista, também recém-contratado, deverá estar pronto para o confronto.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.