Camarões atropela Tunísia e disputará sua 7ª Copa do Mundo no Brasil
Futebol|Do R7
A seleção de Camarões garantiu a classificação para a sétima Copa do Mundo da sua história ao vencer a Tunísia de forma contundente por 4 a 1, neste domingo em Yaoundé, após o empate sem gols do jogo de ida em Túnis.
Os 'Leões Indomáveis' são a terceira equipe africana a carimbar o passaporte para o Brasil, depois de Nigéria e Costa do Marfim, que garantiram suas vagas no sábado ao eliminarem Etiópia e Senegal, respectivamente.
Apesar do placar elástico, a vitória não aconteceu sem sustos. A seleção local abriu uma vantagem de 2 a 0 em trinta minutos de jogo, com gols de Achille Webo e Benjamin Moukandjo, mas Ahmed Akaichi descontou logo depois do intervalo, deixando os tunisianos a um gol da classificação. No entanto, quem acabou balançando as redes foi a seleção da casa, com dois gols marcados pelo volante Jean II Makoun, para o alívio da torcida local.
"A vitória é merecida. O grupo permanceu focado desde o início porque sabia que tinha um grande objetivo pela frente", comemorou o zagueiro Dany Nounkeu.
"Estamos muito felizes. Tivemos momentos difíceis, mas o nosso grupo é forte e conseguimos este grande resultado", comentou o volante Stéphane Mbia.
Herói do dia, Makoun ofuscou o astro Samuel Eto´o, de 32 anos, que disputará no Brasil sua quarta Copa do Mundo e foi titular neste domingo em Yaoundé.
Os cerca de 35.000 torcedores que lotaram o estádio Ahmadou Ahidjo não demoraram para explodir de alegria. Com pouco mais de três minutos de bola rolando, Webo aproveitou uma saída de bola errada de Haggui e invadiu a área antes de emendar com um disparo cruzado que bateu na trave direita do goleiro Ben Cherifia antes de entrar.
Os camaroneses ficaram com uma vantagem mais confortável aos 30, quando Moukandjo arrancou pelo meio, deu um belo drible para se livrar de um marcador e ampliou com um chute rasteiro da entrada da área.
Aos 4 da etapa final, Akaichi deixou a torcida local preocupada ao soltar uma bomba sem chances para o goleiro Itandje, após aproveitar uma falha de Assou-Ekoto para roubar a bola no campo do adversário.
A esperança tunisiana, porém, durou pouco. Quinze minutos depois, Assou-Ekoto se redimiu ao cobrar um escanteio na medida para Makoun cabecear para o gol. O volante do Rennes, que não fazia gol com a seleção desde 2009, marcou novamente aos 41, empurrando a bola para o gol vazio ao pegar o rebote de uma chute de Choupo Moting que explodiu na trave.
Em seis participações em Copa do Mundo, Camarões teve o melhor resultado de sua história em 1990, na Itália, quando chegou às quartas de final com a geração comandada por Roger Milla.
No Brasil, caberá a Eto´o e companhia devolver o antigo brilho aos 'Leões Indomáveis'.
Ainda faltam definir duas vagas do continente para a Copa do Mundo, ambas na terça-feira.
A classificação do Gana, melhor do continente da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, deve ser mera formalidade. No primeiro jogo, os 'Estrelas Negras' massacraram o Egito por 6 a 1.
Já Burkina Faso visita a Argélia, podendo garantir a vaga com um empate após a vitória por 3 a 2 em casa na partida de ida.
bur-sk/smr/lg/dm















