Brasileiros estreiam na Sul-Americana de olho na próxima Libertadores
Sete clubes do país disputam a competição em busca de um título internacional ainda este ano
Futebol|Do R7

Começa nesta terça-feira (01), a Copa Sul-Americana, com sete clubes brasileiros classificados na fase de grupos. Atlético-MG, Cruzeiro e Fluminense já entram em campo hoje. Corinthians, Grêmio, Vasco e Vitória são os outros representantes brasileiros no torneio deste ano. O campeão garante vaga direta na próxima edição da Copa Libertadores.
O sonho dos rivais Atlético Mineiro e Cruzeiro era a classificação direta para a Copa Libertadores. O Galo chegou até a final do principal torneio da América do Sul, mas foi derrotado pelo Botafogo, no ano passado. Já o Cruzeiro alcançou a decisão da própria Sul-Americana, mas acabou superado pelo Racing.
Agora, ambos enxergam na Copa Sul-Americana a chance de conquistar um título internacional e garantir o retorno à elite do futebol continental.
Leia mais:
Cienciano x Atlético Mineiro
O Galo dá início à sua caminhada na competição internacional contando com o retorno de seu principal jogador, Hulk. O artilheiro de 38 anos quer ampliar sua lista de conquistas pelo clube mineiro e garantir uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores.
O Atlético encara o Cienciano, do Peru, pela primeira vez em sua história.
Unión de Santa Fe x Cruzeiro
A torcida do Cruzeiro espera que a nova dupla de ataque, Gabigol e Dudu, continue balançando as redes também fora do Brasil.
Enquanto o entrosamento entre os dois vai ganhando forma, a equipe celeste viaja para a Argentina, onde enfrentará o Unión de Santa Fe pela estreia na Copa Sul-Americana.
Once Caldas x Fluminense
Ainda sem treinador, o Fluminense visita o Once Caldas, da Colômbia. Após a demissão do técnico Mano Menezes na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o Tricolor das Laranjeiras espera fazer uma boa partida fora de casa.
Com o capitão Thiago Silva em boa fase, a equipe busca retomar a confiança e voltar a vencer longe do Maracanã.
O Fluminense disputa a partida em Manizales, nesta terça-feira (01).
Outros brasileiros em campo
Entre todas as campanhas brasileiras, o Corinthians é o clube que mais busca enxergar na competição internacional uma oportunidade para afastar o fantasma das recentes atuações contra times estrangeiros. Isso porque o Timão foi eliminado, pela terceira vez em sua história, ainda nas fases preliminares da Libertadores, desta vez, diante do Barcelona de Guayaquil, do Equador.
Apesar disso, o Corinthians aposta na boa fase dos atacantes Memphis Depay e Yuri Alberto, embalados após a conquista do Campeonato Paulista sobre o Palmeiras, para fazer uma campanha sólida na Copa Sul-Americana.
O alvinegro encara o Huracán, da Argentina, na quarta-feira (02), no primeiro jogo do grupo C da competição.
Cabeça de chave da competição, o Grêmio dá o ponta pé na Sul-Americana embalado. Buscando o título inédito, o Tricolor Gaúcho conta com o ótimo momento do seu goleiro Tiago Volpi para estrear sem sofrer sustos, além do reforço no seu ataque com a recuperação do colombiano Cuellar.
O Grêmio enfrenta o Sportivo Luqueño, no Paraguai, na quarta-feira (2).
O Vasco espera manter a empolgação do início do Campeonato Brasileiro para estrear com o pé direito na Copa Sul-Americana. Com seu principal atacante, Vegetti, em boa fase, o time cruzmaltino busca voltar do Peru com uma vitória.
O time carioca enfrenta o Melgar, em Arequipa, na quarta-feira (02).
Já o Vitória vive a euforia de voltar a disputar uma competição internacional após nove anos. A última vez que o time de Salvador viajou pela América do Sul foi em 2016, pela própria Copa Sul-Americana, quando acabou eliminado pelo Coritiba.
Agora, sob o comando do técnico Thiago Carpini, o time sonha em ir longe na competição e recolocar o clube em destaque no cenário continental.
O Vitória conta com o apoio de sua torcida e com os gols do atacante Janderson, um dos destaques de 2025, para o duelo contra a Universidad Católica, do Equador, na quarta-feira (02), em Salvador.