Brasileirão: Santos e Juventude fazem duelo dos desesperados para público da capital paulista
Ambas as equipes estão na zona de rebaixamento e precisam da vitória para respirar na competição; Mayke pode estrear pelo Peixe
Futebol|Do R7
RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Santos recebe o Juventude nesta segunda-feira (4), às 20h (de Brasília), no Morumbis, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo marca o encontro de dois times desesperados na tabela de classificação, que precisam da vitória a qualquer custo. O Peixe é 17º colocado, com 15 pontos. Já o time gaúcho é vice-lanterna, com 11.
O jogo acontece no Morumbis, casa do São Paulo, por conta de um acordo firmado entre as diretorias santista e tricolor. Na última rodada, o Peixe empatou por 2 a 2 contra o lanterna Sport, tropeço que custou ao time de Neymar e companhia dois pontos valiosos na luta contra o rebaixamento. Já o Juventude vem de derrota por 3 a 0 diante do Bahia.
Leia mais
Os resultados colocaram ainda mais pressão nos dois times, que viram o risco de queda para a Série B aumentar. Segundo dados do departamento de matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Santos tem 45,7% de risco de cair após o fechamento da rodada anterior. Já o Juventude viu o risco de queda chegar a 69,1%.
Uma boa notícia para o torcedor santista é a possível estreia de Mayke, ex-Palmeiras. O jogador chega para solucionar um problema crônico do Peixe na lateral-direita. Desde a saída de Victor Ferraz, em 2020, nenhum jogador se firmou na posição
Casa cheia, mas não lotada
Atendendo ao apelo do público da capital paulista, o Santos joga no Morumbis como parte de um acordo entre as diretorias santista e tricolor. Com capacidade para mais de 66 mil pessoas, o São Paulo disponibilizou uma carga menor de ingressos, de 51 mil lugares, por razões de segurança. A expectativa é de que o Morumbis esteja cheio, mas não lotado.
A última vez que o Peixe levou um jogo para o Morumbis foi contra o São Bernardo, no Paulistão do ano passado. Ao todo, 50.132 mil santistas estiveram no estádio, rendendo uma arrecadação de mais de R$ 2 milhões.
Neymar joga?
Após longos períodos de inatividade e duas lesões em 2025, Neymar parece, enfim, em plenas condições de jogar. O camisa 10 emplacou uma sequência de quatro partidas consecutivas nos últimos 11 dias, atuando os 90 minutos em todas.
Segundo relatos de pessoas próximas ao dia-a-dia na Vila Belmiro, após a sequência, não há mais planos de preservar o jogador ou fazer qualquer tipo de controle de carga nos jogos que virão. Especialmente porque as próximas partidas, contra Juventude, Cruzeiro e Vasco, acontecem com uma semana de intervalo entre cada uma.
Depois do duelo desta segunda-feira (4), Santos e Juventude voltam a campo só na próxima semana. O Peixe visita o Cruzeiro, no próximo domingo (10), às 18h30 (de Brasília). Já o Juventude recebe o Corinthians, na segunda-feira (11), às 20h (de Brasília).