Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Brasil visita a Bolívia na altitude em jogo de ‘vida ou morte’ para os donos da casa

Já classificada, seleção brasileira deve testar novas peças, enquanto bolivianos lutam com a Venezuela por vaga na repescagem da Copa

Futebol|Do R7

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Brasil e Bolívia se enfrentam em El Alto, crucial para a classificação da seleção boliviana.
  • Bolívia precisa vencer e contar com a derrota da Venezuela para ter chance na repescagem da Copa do Mundo de 2026.
  • Seleção brasileira, já classificada, fará testes com mudanças na equipe sob comando de Carlo Ancelotti.
  • Brasil volta a campo na Data-Fifa de outubro contra Coreia do Sul e Japão após o jogo contra a Bolívia.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

No 1º turno, Brasil goleou a Bolívia por 5 a 1 Vitor Silva/CBF

Brasil e Bolívia se enfrentam nesta terça-feira (9), às 20h30 (de Brasília), em um duelo que pode entrar para a história do futebol boliviano. Os donos da casa, que jogam em El Alto, a mais de 4 mil metros do nível do mar, terão, além da altitude, o apoio de toda uma nação que sonha com a classificação para a Copa do Mundo de 2026.

Na última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, a Bolívia chega com 17 pontos e disputa um lugar na repescagem com a Venezuela, que atualmente ocupa a sétima colocação na tabela, com 18 pontos, e encara a Colômbia. Além da vitória contra o Brasil, a Bolívia terá que torcer por um tropeço da Venezuela para manter vivo o sonho de classificação.

Leia mais

A última participação da Bolívia em uma edição de Copa do Mundo foi em 1994, nos Estados Unidos. Naquela ocasião, o país acabou sendo eliminado na primeira fase após derrotas para Alemanha e Espanha, além de um empate contra a República da Coreia. Caso conquiste uma vaga para o próximo Mundial, o país retornaria ao maior palco do futebol entre seleções após 32 anos.

Um Brasil muito alternativo

Pelo lado brasileiro, o jogo tem ares de amistoso. Carlo Ancelotti, que comanda uma seleção já garantida na Copa do Mundo, quer usar a partida para fazer testes e evitar desgastes desnecessários. O italiano sinalizou que deve promover mudanças na escalação e colocar um time com diversas variações em relação à equipe que venceu o Chile por 3 a 0 no Maracanã.


“A ideia que tenho é mudar um pouco, não só os jogadores. Agora estamos treinando, analisando o cansaço dos jogadores, depois temos que considerar que tem um componente para analisar, isso pode mudar a estratégia do jogo. Estou buscando informações com quem já jogou lá (na altitude). Eu não tenho muita experiência nisso, só uma vez, em 1986, joguei o Mundial. O Brasil jogou lá muitas vezes, não é nada novo para a seleção, pode ser para mim. Tenho que confiar nas pessoas que têm mais informações que eu. A ideia que tenho é de mudar a estratégia e também alguns jogadores”, disse o treinador.

No último treino antes do duelo, Ancelotti trabalhou uma formação com oito mudanças, mas que podem ser nove. Wesley, um dos poucos remanescentes do time que venceu na última rodada, sentiu desconforto e pode dar lugar a Vitinho. A escalação treinada e que deve iniciar o duelo contra a Bolívia é: Alisson, Vitinho (Wesley), Fabrício Bruno, Alex e Caio Henrique; Andrey Santos, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Samuel Lino e Richarlison.


Agenda da seleção

Após o duelo contra a Bolívia, o Brasil volta a campo na Data Fifa de outubro. No dia 10, a seleção encara a Coreia do Sul, em Seul, às 8h (de Brasília). Quatro dias depois, em Tóquio, às 7h30 (de Brasília), a amarelinha enfrenta o Japão.

Perguntas e Respostas

 

Qual é o contexto do jogo entre Brasil e Bolívia?

 

Brasil e Bolívia se enfrentam nesta terça-feira, às 20h30 (de Brasília), em El Alto, a mais de 4 mil metros de altitude. A Bolívia busca a classificação para a Copa do Mundo de 2026, contando com o apoio da torcida.

 

Como está a situação da Bolívia nas Eliminatórias?

 

A Bolívia chega ao jogo com 17 pontos e disputa uma vaga na repescagem com a Venezuela, que tem 18 pontos. Para se classificar, a Bolívia precisa vencer o Brasil e torcer por um tropeço da Venezuela.

 

Qual foi a última participação da Bolívia em Copas do Mundo?

 

A última participação da Bolívia em uma Copa do Mundo foi em 1994, nos Estados Unidos, onde foi eliminada na primeira fase após derrotas para Alemanha e Espanha, além de um empate com a República da Coreia.

 

Qual é a abordagem da seleção brasileira para este jogo?

 

O jogo tem características de amistoso para a seleção brasileira, que já está classificada para a Copa do Mundo. O técnico Carlo Ancelotti planeja testar novas peças e evitar desgastes desnecessários.

 

Quais mudanças Ancelotti pode implementar na escalação?

 

Ancelotti trabalhou uma formação com oito mudanças no último treino, podendo chegar a nove. Wesley, que sentiu desconforto, pode ser substituído por Vitinho. A escalação prevista é: Alisson, Vitinho (Wesley), Fabrício Bruno, Alex e Caio Henrique; Andrey Santos, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Samuel Lino e Richarlison.

 

Quais são os próximos jogos do Brasil após enfrentar a Bolívia?

 

Após o duelo contra a Bolívia, o Brasil jogará na Data-Fifa de outubro, enfrentando a Coreia do Sul em Seul no dia 10 e o Japão em Tóquio no dia 14.

 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.