Botafogo tem a chance de conquistar o primeiro turno
Botafogo / Divulgação - 19.07.2023Grande surpresa do Campeonato Brasileiro, o Botafogo pode ser campeão do primeiro turno neste domingo (23), quando enfrenta o Santos, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, em Santos (SP), pela 16ª rodada.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Embalado por seis vitórias seguidas no Brasileirão, o Botafogo lidera com 39 pontos. São 13 vitórias e apenas duas derrotas. Já o Santos não consegue emplacar uma boa sequência e é o 14º colocado, com 16 pontos.
Jejum
A última vitória do Botafogo sobre o Santos como visitante foi no dia 15 de setembro de 2013. De lá para cá, o Peixe ganhou sete vezes e ainda teve mais um empate.
No retrospecto geral, a vantagem é paulista. Em 115 confrontos, o Peixe tem 46 vitórias contra 38 do Fogão, além de 31 empates.
Estreia no Santos
Principal reforço anunciado pelo Santos nesta janela de transferências, o volante Jean Lucas teve o nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
"Eu me sinto bem, tenho trabalhado forte no Santos, sabemos que dentro de campo o ritmo é outro. Faz tempo que não jogo, mas vamos ver. Falei com o treinador que estou pronto, e vamos ver o que será decidido", disse Jean Lucas em sua apresentação.
A entrada do volante vai fazer Paulo Turra mexer no esquema tático do Peixe, abandonando o 4-3-3. Assim, a dupla de ataque será formada por Mendoza e Marcos Leonardo.
Baixa no Fogão
O Botafogo tem uma baixa importante para o confronto na Vila Belmiro. O meia Eduardo sofreu uma lesão durante os últimos treinamentos e não foi relacionado pelo técnico Bruno Lage. Suspenso, o zagueiro Victor Cuesta é outra baixa.
Por outro lado, os atacantes Victor Sá e Matheus Nascimento foram liberados pelo departamento médico e reforçam a delegação, assim como o zagueiro Luis Segovia, que teve a transferência para o RWD Molenbeek, da Bélgica, adiada.
"É muito bom, obviamente, ter um avanço, um pouco de gordura para queimar. Mas vamos tentar não queimar e, além disso, aumentá-la durante o campeonato. A única maneira de fazer isso é manter o pé no chão, lembrar a rapaziada de que a gente não ganhou nada ainda, que é mais um jogo importante e que a gente é capaz de vencer", comentou o lateral-esquerdo Marçal.
Ficha Técnica
Santos x Botafogo
Local — Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data e horário — domingo (23), às 16h (de Brasília)
Árbitro — Ramon Abatti Abel (Fifa-SC)
Auxiliares — Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Alex dos Santos (SC)
Árbitro de vídeo — Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa-PR)
SANTOS — João Paulo; João Lucas, Joaquim, Messias e Dodô; Dodi, Jean Lucas, Rodrigo Fernández e Lucas Lima; Marcos Leonardo e Mendoza. Técnico: Paulo Turra.
BOTAFOGO — Lucas Perri; Di Plácido, Philipe Sampaio, Adryelson e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Gustavo Sauer (Diego Hernández); Júnior Santos, Luis Henrique e Tiquinho Soares. Técnico: Bruno Lage.