Botafogo busca o G4 diante do Fluminense em clássico no Maracanã
Na estreia de Zubeldía, Tricolor tenta reencontrar o rumo na temporada enquanto Alvinegro persegue o topo do Brasileirão
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Separados por nove pontos na tabela do Campeonato Brasileiro, Fluminense e Botafogo se enfrentam neste domingo (28), às 16h, no Maracanã, pela 25ª rodada. O Alvinegro ocupa a quinta posição com 40 pontos e busca voltar ao G4. O Tricolor soma 31, é o oitavo colocado e tenta reagir após a eliminação nas quartas de final da Copa Sul-Americana.
O retrospecto recente é amplamente favorável ao Botafogo. O time de Davide Ancelotti venceu os últimos oito clássicos diante do rival e está invicto há nove jogos contra o Fluminense, desde a vitória tricolor por 1 a 0 em junho de 2022. Em todos esses encontros, o Alvinegro abriu o placar e marcou gols, enquanto o Fluminense não vence o rival no Maracanã desde abril de 2021.
A semana tricolor foi marcada por mudanças. A eliminação para o Lanús na última terça-feira (23) levou à saída de Renato Gaúcho, mas o clube se moveu rapidamente. O argentino Luis Zubeldía foi anunciado na quinta e teve seu contrato registrado no BID da CBF nesta sexta, ficando liberado para estrear no comando diante do Botafogo. Ele desembarcou no Rio pela manhã e assinou vínculo até o fim de 2026.
“Muito feliz. Agradeço ao presidente e a toda a comissão. Estamos aqui para cumprir os objetivos da equipe. O reencontro com Germán (Cano) é dessas coisas que te dão vida, experiência. É um prazer voltar a comandá-lo. Eu fui o treinador quando ele era reserva no Lanús e nas categorias de base. Isso é o lindo do futebol, que se volte a encontrar com gente muito boa”, afirmou o treinador ao chegar ao Rio.
Leia mais:
Apesar da estreia de Zubeldía, o Fluminense tem desfalques importantes. O zagueiro Igor Rabello cumpre suspensão após expulsão contra o Vitória, e Paulo Henrique Ganso segue fora por conta de uma lesão muscular na panturrilha.
A provável escalação tem Fábio, Samuel Xavier ou Guga, Thiago Silva, Freytes e Renê; Hércules, Martinelli e Lucho Acosta; Canobbio, Serna e Everaldo ou Cano.
No Botafogo, o problema maior está no setor defensivo. Os titulares Alexander Barboza e Kaio Pantaleão estão suspensos. Barboza recebeu o terceiro cartão amarelo no empate por 1 a 1 com o Grêmio, enquanto Pantaleão foi expulso após o apito final por reclamações contra a arbitragem.
O árbitro Lucas Paulo Torezin relatou na súmula que o jogador aplaudiu ironicamente e chamou a atuação de “vergonha”, precisando ser contido pelos companheiros.
Com as baixas, Ancelotti deve apostar em uma zaga formada por David Ricardo e Gabriel Bahia, contratado no fim da última janela junto ao Volta Redonda. Outra possibilidade é a improvisação do lateral Marçal, que retorna de suspensão. Além disso, o Botafogo não conta com Alex Telles, Nathan Fernandes, Danilo, Bastos, Jordan Barrero e Neto, todos lesionados, além de Álvaro Montoro, convocado pela seleção argentina sub-20.
A provável escalação tem Léo Linck, Vitinho, David Ricardo, Gabriel Bahia e Cuiabano ou Alex Telles; Marlon Freitas, Newton e Santiago Rodríguez; Artur, Arthur Cabral e Chris Ramos.
Perguntas e Respostas
Qual é o contexto do clássico entre Fluminense e Botafogo?
Fluminense e Botafogo se enfrentam neste domingo (28), às 16h, no Maracanã, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo ocupa a quinta posição com 40 pontos e busca voltar ao G4, enquanto o Fluminense é o oitavo colocado com 31 pontos e tenta reagir após a eliminação nas quartas de final da Copa Sul-Americana.
Como está o retrospecto entre os dois times?
O Botafogo tem um retrospecto favorável, vencendo os últimos oito clássicos contra o Fluminense e permanecendo invicto há nove jogos. O último triunfo do Fluminense sobre o Botafogo no Maracanã foi em abril de 2021.
Quais mudanças ocorreram no Fluminense antes do jogo?
Após a eliminação para o Lanús, o Fluminense anunciou a saída de Renato Gaúcho e a contratação do argentino Luis Zubeldía, que teve seu contrato registrado e está liberado para estrear no comando da equipe. Zubeldía expressou felicidade ao retornar ao clube e reencontrar o jogador Germán Cano.
Quais são os desfalques do Fluminense para o jogo?
O Fluminense não contará com o zagueiro Igor Rabello, que está suspenso, e Paulo Henrique Ganso, que se recupera de uma lesão muscular na panturrilha.
Como deve ser a escalação do Fluminense?
A provável escalação do Fluminense inclui Fábio, Samuel Xavier ou Guga, Thiago Silva, Freytes e Renê; Hércules, Martinelli e Lucho Acosta; Canobbio, Serna e Everaldo ou Cano.
Quais são os problemas enfrentados pelo Botafogo?
O Botafogo enfrenta problemas defensivos, com os titulares Alexander Barboza e Kaio Pantaleão suspensos. Barboza recebeu o terceiro cartão amarelo e Pantaleão foi expulso após o jogo contra o Grêmio.
Como deve ser a escalação do Botafogo?
A provável escalação do Botafogo tem Léo Linck, Vitinho, David Ricardo, Gabriel Bahia e Cuiabano ou Alex Telles; Marlon Freitas, Newton e Santiago Rodríguez; Artur, Arthur Cabral e Chris Ramos.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp