Botafogo aposta no fator casa para enfrentar o já rebaixado Sport
Equipe carioca mira vaga direta na Libertadores enquanto pernambucanos cumprem tabela após campanha desastrosa
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Botafogo abre nesta terça-feira (18) a 34ª rodada do Brasileirão em duelo com o Sport, no Estádio Nilton Santos, às 20h30. Vivendo momentos opostos na competição, os times chegam ao confronto com objetivos completamente distintos. O Glorioso luta para subir na tabela e brigar por um lugar direto na Libertadores de 2026, enquanto o Leão da Ilha já está matematicamente rebaixado à Série B.
Atual sexto colocado, com 52 pontos, o Botafogo tenta ultrapassar o Bahia e entrar no G-5. A equipe de Davide Ancelotti vem de um empate sem gols com o Vitória e aposta no fator casa para consolidar sua campanha. O treinador italiano terá à disposição importantes retornos e deve escalar um time muito próximo do ideal.
LEIA MAIS:
Entre as novidades, Artur está novamente liberado após cumprir suspensão. Além dele, o colombiano Jordan Barrera treinou normalmente durante a Data Fifa e deverá ser relacionado, embora a tendência seja que inicie no banco. Álvaro Montoro também apresentou evolução e está clinicamente recuperado, mas só deve voltar no fim de semana.
Ainda assim, o departamento médico segue cheio. Neto, Matheus Martins, Kaio Pantaleão, Nathan Fernandes e Bastos permanecem fora por lesões de longa duração. Cristhian Loor também desfalca o elenco por ter sido convocado para defender a seleção do Equador.
O Sport, por sua vez, chega ao Rio para cumprir tabela após confirmação do rebaixamento. Com apenas 17 pontos somados e apenas duas vitórias em 33 jogos, a equipe pernambucana possui a pior campanha da competição e acumula cinco derrotas consecutivas, incluindo goleada por 5 a 1 para o Flamengo no último sábado.
O técnico César Lucena tem problemas adicionais: Matheus Alexandre e Ramon estão suspensos após expulsões na partida contra o Rubro-Negro. Zé Lucas, convocado pela seleção sub-17, e Derik Lacerda, afastado pela diretoria, também não estarão disponíveis. A expectativa é que Aderlan e João Silva assumam as vagas na defesa.
O histórico do confronto recente também favorece o Botafogo. No primeiro turno, o Alvinegro venceu por 1 a 0 na Ilha do Retiro. Nos últimos cinco encontros, foram três vitórias cariocas, um empate e apenas um triunfo do Sport.
