Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Bola de Ouro 2025: Ousmane Dembélé é eleito melhor jogador do mundo

Protagonista do PSG, campeão da Champions, ponta francês desbancou a dupla do Barcelona, Raphinha e Lamine Yamal

Futebol|Carol Malheiro*, do R7

  • Google News
Ousmane Dembélé foi eleito o melhor jogador do mundo Reprodução/@o.dembele7

Ousmane Dembélé foi o vencedor da Bola de Ouro em 2025 e se tornou o mais novo melhor jogador do mundo, nesta segunda-feira (22), aos 28 anos. Campeão da Champions League e eleito melhor atleta do torneio, o ponta francês liderou o PSG na melhor temporada da história do clube francês. O atacante terminou a última temporada com 51 contribuições em gol, a artilharia do Campeonato Francês e quatro títulos.

Com a vitória, Dembélé se tornou o sexto francês a vencer o prêmio, nacionalidades que tem mais atletas a vencer a Bola de Ouro e igualou o número de conquistas da Argentina. A lista de estrelas do país que já levaram o prêmio tem Raymond Kopa (1958), Michel Platini (1983, 1984 e 1985), Jean-Pierre Papin (1991), Zinedine Zidane (1998) e Karin Benzema (2022).

Brasil bate na trave mais uma vez

Os representantes brasileiros bateram mais uma vez na trave nesta edição da Bola de Ouro. Raphinha, do Barcelona, era um dos principais cotados a vencer o prêmio, mas perdeu forças após a eliminação na Champions para a Inter de Milão, e terminou na quinta colocação.

Vinícius Júnior ficou fora do top 10. Na 16ª colocação do prêmio, nem o jogador, nem a comissão técnica do Real Madrid compareceram na cerimônia.


O Brasil já soma 18 anos sem vencer a Bola de Ouro. O último ganhador foi Kaká, em 2007, quando atuava pelo Milan. No ano passado, Vinícius Júnior ficou na segunda posição, mesmo após uma forte campanha para que vencesse a premiação.

Yamal vence Troféu Kopa, e Luis Enrique é eleito melhor técnico

Lamine Yamal pode não ter levado a Bola de Ouro, mas não saiu de mãos vazias da premiação. Pela segunda vez consecutiva, o jovem espanhol venceu o Troféu Kopa, prêmio concedido ao melhor atleta sub-21 do mundo.


Já Luis Enrique venceu o Troféu Johan Cruyff, dado ao melhor técnico do mundo. O espanhol comandou o PSG na vitória da tríplice coroa e na campanha para chegar à final do Mundial de Clubes nesta temporada.

Além da vitória de treinador e melhor jogador do mundo, o PSG ainda levou mais dois prêmios: o Troféu Yashin, para melhor goleiro, e o de melhor clube da temporada.


*Sob supervisão de Thaís Sant’Anna

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.