Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Benfica fez post com desenho de macacos antes do caso de racismo contra Vini Jr.

Imagem mostra os jogadores do clube português ‘roubando’ os nobres representados pelos atletas merengues Vini Jr. e Mbappé

Futebol|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Benfica publicou um post polêmico nas redes sociais antes da partida contra o Real Madrid.
  • A imagem mostra jogadores do Benfica 'roubando' Vini Jr. e Mbappé, com macacos desenhados na aljava do atacante do clube português.
  • Após a partida, Vini Jr. foi alvo de ofensas racistas pela torcida do Benfica, levando a Uefa a abrir um procedimento disciplinar.
  • A partida terminou com a vitória do Real Madrid por 1 a 0; o confronto de volta ocorrerá no dia 25 de fevereiro.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Benfica simula uma ação de Robin Hood contra atletas do Real Madrid em publicação na rede social Reprodução/Instagram/slbenfica

Um post do Benfica publicado nas redes sociais antes da partida contra o Real Madrid voltou a chamar a atenção após o ataque racista que Vini Jr. sofreu na partida válida pela Champions League, na terça-feira (17).

A imagem mostra um desenho com os jogadores do clube português ‘roubando’ os nobres representados pelos atletas merengues Vini Jr. e Mbappé. A cena remete à mitologia de Robin Hood, mas um detalhe fez com que a cena trouxesse à tona a discussão sobre racismo. Na alça da aljava, o equipamento usado para transportar flechas, do atacante Andreas Schjelderup está desenhado o rosto de três macacos.


Os animais também são uma referência à simbologia dos três macacos sábios, mais conhecidos como o cego, o surdo e o mudo, que também são amplamente usados como emojis em conversas em plataformas digitais. Seu significado, no provérbio oriental, é: “não veja o mal, não ouça o mal, não fale o mal”.

Após o jogo de terça-feira, a imagem foi interpretada como racista por muitos internautas. “Reparem na fita do Schjelderup... O racismo começou antes do jogo”, escreveu um usuário.


Detalhe mostra o desenho de três macacos Reprodução/Instagram/slbenfica

LEIA MAIS

Em campo, o ato racista teria ocorrido aos quatro minutos do segundo tempo. Vinicius Júnior marcou o gol e comemorou com uma dança perto da bandeirinha de escanteio. Otamendi, do Benfica, não gostou e cobrou o brasileiro. Os torcedores no Estádio da Luz, casa do Benfica em Lisboa, começaram a xingar o brasileiro. No meio da confusão, o atacante argentino Gianluca Prestianni, teria feito ofensas racistas ao brasileiro.

Vinicius Jr denunciou o ato ao árbitro François Letexier, que acionou o protocolo antirracista da Uefa e paralisou a partida. O jogo foi retomado após 10 minutos. A partir deste momento, Vini Jr e Mbappé passaram a ser hostilizados pela torcida a cada toque de bola. Os dois estão retratados no desenho publicado pelo Benfica nas redes sociais.


A Uefa abriu um procedimento disciplinar para investigar os acontecimentos registrados no confronto.

O jogo terminou com vitória do Real Madrid por 1 a 0. A partida de volta está marcada para quarta-feira (25) no Santiago Bernabéu, em Madri.

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.