Bayern de Guardiola poderia conquistar Bundesliga já em março
Futebol|Do R7
O Bayern de Munique, treinado nesta temporada por Josep Guardiola, caminha a passos largos rumo à quebra de mais um recorde: conquistar a Bundesliga em março, já que tem atualmente 19 pontos de vantagem sobre o principal perseguidor e 12 rodadas a jogar.
Após a goleada de domingo sobre o Hannover (4-0), o atual campeão da Europa chegou a 47 jogos de invencibilidade na Bundesliga, aumentando o próprio recorde, e chegou a 14 vitórias seguidas, uma a menos que o recorde de 2005.
Na Alemanha, a pergunta não é se o Bayern conquistará o 24º título da Bundesliga, mas quando isto será feito.
Se continuar neste ritmo, e levando em conta a atual vantagem em relação ao Bayer Leverkusen, segundo colocado, a equipe bávara poderia comemorar o Campeonato no dia 29 de março, quando receber o Hoffenheim na Allianz Arena de Munique.
Se vencer as próximas seis partidas, a conquista acontecerá nesta data, independente dos resultados dos rivais.
O Bayern, treinado por Jupp Heynckes, bateu o recorde na temporada passada, levantando o troféu da Bundesliga na 28ª rodada, em 6 de abril de 2013, quando faltavam seis partidas para o fim da competição. Nunca na história do Campeonato Alemão, porém, um clube conquistou o título em março.
A equipe de Guardiola poderia até ser sagrada campeã ainda mais cedo, caso consiga aumentar a vantagem em relação aos perseguidores nas próximas semanas, nas quais enfrentará Schalke 04, Wolfsburg, Leverkusen, Mainz e Hertha Berlim.
Os três próximos rivais do Bayern estão entre os cinco primeiros classificados da Bundesliga.
Vale lembrar que Guardiola pode ser 'beneficiado' pelo fato do Campeonato Alemão 2013-2014 ter começado mais cedo nesta temporada (9 de agosto ao invés de 24 de agosto) por causa da disputa da Copa do Mundo do Brasil-2014, em junho.
Mas este não é o único recorde que pode ser quebrado pelo Bayern de Guardiola, que parecia não ter como fazer campanha melhor do que Heynckes, seu antecessor na temporada passada.
Guardiola tem ao alcance a possibilidade de conquistar o título da Bundesliga com a maior vantagem em relação ao segundo colocado (25 pontos no ano passado), assim como terminar a temporada com a melhor defesa da história (a equipe sofreu apenas 9 gols, o recorde é de 18).
O Bayern parece imparável, principalmente se levado em conta a irregularidade dos rivais. No último fim de semana, Leverkusen, Dortmund e Schalke (segundo, terceiro e quarto na tabela) só conseguiram somar um pontos juntos.
"Temos um ritmo e queremos manter esse ritmo", explicou o diretor-esportivo do Bayern, Matthias Sammer, após a vitória sobre o Hannover.
"Vimos os resultados das outras equipes e sabíamos que podíamos ampliar nossa liderança. É isso que queríamos fazer", completou.
O Bayern parece ter condições de repetir a tríplice coroa da temporada passada (Bundesliga, Copa da Alemanha e Copa da Alemanha), conquistada pela primeira vez por um clube alemão.
A equipe de Guardiola já tem um pé nas quartas de final da Liga dos Campeões, após derrotar na semana passada o Arsenal por 2 a 0 em Londres, na partida de ida das oitavas, e disputará em abril uma vaga na final da Copa da Alemanha contra o Kaiserslautern, um clube de tradição que hoje atua na segunda divisão.
O pique da equipe chega a assustar até as lendas do clube bávaro. "Estou entusiasmado", exaltou o presidente de honra do Bayern, Franz Beckenbauer.
Após conquistar 14 títulos em quatro anos à frente do Barcelona, Guardiola tenta instaurar a fome de títulos no clube alemão.
"É difícil para os jogadores se concentrarem nos treinos", admitiu o técnico.
"Tenho que trabalhar mais, para mim é um sonho ganhar um título com este clube", disse o catalão.
ryj/ak/mcd/am