Futebol Atlético-MG entra na lista dos times que conquistaram a Tríplice Coroa

Atlético-MG entra na lista dos times que conquistaram a Tríplice Coroa

Conquista sobre o Athletico-PR na final é a terceira taça do Galo na temporada, que também teve o Mineiro e o Brasileirão

  • Futebol | Do R7

O Atlético-MG voltou a vencer o Athletico-PR e conquistou a Copa do Brasil nesta quarta-feira (15), na Arena da Baixada. Com o título, o time acumulou três troféus na temporada de 2021. Para além dos bicampeonatos inéditos, tanto no torneio de mata-mata quanto no Campeonato Brasileiro, o ano do Galo ficará ainda mais marcado pela primeira Tríplice Coroa da história do clube mineiro. 

Além das duas competições nacionais, a equipe do técnico Cuca foi campeã mineira em 2021. Os três títulos em uma mesma temporada colocam o Atlético-MG em uma lista privilegiada de clubes brasileiros que faturaram três troféus de grandeza no mesmo ano, ao lado de São Paulo, Santos, Palmeiras, Flamengo e do rival Cruzeiro. 

Atlético-MG não se intimidou com a Arena da Baixada lotada e voltou a vencer o Athletico-PR

Atlético-MG não se intimidou com a Arena da Baixada lotada e voltou a vencer o Athletico-PR

DIDO HENRIQUE/ESTADÃO CONTEÚDO - 15.12.2021

O termo Tríplice Coroa surgiu na Europa, para descrever um clube vencedor da Copa e Liga nacional, tal como da Liga dos Campeões — o equivalente a Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores. Nesse entedimento, nenhuma equipe brasileira conseguiu o feito, mas isso pouco importa e o termo é usado aqui de qualquer forma.

O primeiro clube do Brasil a se considerar merecedor da Tríplice Coroa foi o Cruzeiro, no mágico ano de 2003, em que a Raposa levou o Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileirão. Neste século, apenas quatro times repetiram o feito da equipe comandada, na época, por Vanderlei Luxemburgo: São Paulo, Palmeiras, Flamengo e, agora, o Atlético-MG.

O caso do Tricolor é diferente (e até mais impressionante), visto que a equipe do Morumbi faturou Paulistão, Libertadores e Mundial, lá em 2005. Já o Flamengo de Jorge Jesus, em 2019, também não levou a Copa do Brasil, mas venceu Libertadores, estadual e Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, o Rubro-Negro voltou a conquistar a Tríplice Coroa com os títulos do Carioca, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e do Brasileirão. 

Em 2021, quem comemora três conquistas no mesmo ano é o Atlético-MG, o melhor time do Brasil com sobras. Com o comando de Cuca e o brilho de um elenco estrelado, com jogadores de altíssimo nível, como Hulk, Vargas, Nacho, Arana e companhia, o céu parece ser o limite para a equipe mineira. Se este ano foi mágico, 2022 promete ser ainda mais. 

Por fim, a última equipe que conseguiu alcançar esse feito, além do Galo, foi o Palmeiras, em 2020. Naquele ano, o Alviverde faturou Paulista, Libertadores e a Copa do Brasil. No entanto, se voltarmos o relógio algumas décadas, poderemos considerar outros times históricos como merecedores da Tríplice Coroa.

Confira a lista

Santos - 1962: Paulista, Taça Brasil (Campeonato Brasileiro), Libertadores e Mundial
Santos - 1963: Torneio Rio-São Paulo, Taça Brasil (Brasileiro), Libertadores e Mundial
Santos - 1964: Paulista, Torneio Rio-São Paulo e Taça Brasil (Brasileiro)
Flamengo - 1981: Carioca, Libertadores da América e Mundial
São Paulo - 1992: Paulista, Libertadores e Mundial
São Paulo - 1993: Recopa Sul-Americana, Supercopa Sul-Americana, Libertadores e Mundial Palmeiras - 1993: Paulista, Torneio Rio-São Paulo e Brasileiro
Grêmio - 1996: Gaúcho, Recopa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro
Cruzeiro - 2003: Mineiro, Copa do Brasil
São Paulo - 2005: Paulista, Libertadores e Mundial
Flamengo - 2019: Carioca, Brasileiro e Libertadores
Flamengo - 2020: Carioca, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Brasileiro
Palmeiras - 2020: Paulista, Copa do Brasil e Libertadores
Atlético-MG - 2021: Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro

Campeão, Atlético-MG tem maior média de público do Brasileirão

Últimas