Atlético e Barça buscam 'desempate' rumo às semifinais da Champions
Futebol|Do R7
Os quatro duelos disputados nesta temporada entre Atlético de Madri e Barcelona terminaram empatados, mas o desta quarta-feira no estádio Vicente Calderón é considerado por muitos o grande jogo deste ano, quando apenas um ficará com a vaga nas semifinais da Liga dos Campeões.
No jogo de ida, o time 'colchonero' conseguiu um bom resultado, empatando em 1 a 1 no Camp Nou. Com isso, pode garantir a classificação com um empate sem gols em casa.
Basta repetir o resultado do último confronto que teve com o Barça no Campeonato Espanhol, no dia 11 de janeiro, em partida também disputada em Madri.
Na verdade, o clube 'colchonero' deve sonhar exatamente como o oposto do que aconteceu em agosto, na Supercopa da Espanha. Na ocasião, que terminou com empate em 1 a 1, foi o Barça que conquistou a vaga fora de casa, com gol de Neymar, e o 0-0 da volta deu o título aos catalães.
O certo é que todos esses duelos foram intensos e indecisos, numa grande oposição de estilos entre os 'artistas' Barça, que apostam no jogo ofensivo, e os 'guerreiros' do Atlético, que jogam com a garra transmitida pelo técnico argentino Diego Simeone.
Na semana passada, o jogo também teve um tempero brasileiro, com destaque para dois jogadores revelados no Santos.
O meia Diego abriu o placar com um golaço de fora da área e Neymar deixou tudo igual com um belo chute colocado, depois de receber um passe primoroso de Iniesta.
"Não conseguimos sair na frente em nenhuma das partidas anteriores e esta pode ser a chave", analisou Xavi, que divide com Iniesta a tarefa de articular as jogadas do Barcelona.
"Entraremos em campo com alguma desvantagem, já que temos a obrigação de marcar pelo menos um gol", lembrou o técnico argentino Gerardo 'Tata' Martino.
Este duelo 100% espanhol coloca frente a frente o melhor ataque do país, o do Barcelona (92 gols marcados no Campeonato Espanhol), e a defesa menos vazada (22 gols sofridos).
O Atlético, que espera disputar sua primeira semifinal desde 1974 (quando o torneio ainda se chamava Copa dos Campeões), terá um desfalque de peso, o meia turco Arda Turan, fora da partida devido a uma pubalgia.
O jogador que mais preocupa, porém, é o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa. O atacante já era dúvida para a primeira partida, acabou sendo escalado, mas permaneceu apenas 27 minutos em campo. Com dores na coxa, foi substituído pelo 'xará' Diego, que foi decisivo.
"Veremos no treino desta terça em que condições ele se encontra e resolveremos a situação. Se ele não puder atuar, Adrián será escalado e fará uma grande partida", afirmou Simeone, que destacou a importância do seu atacante titular.
"Diego Costa para nós é como Messi para o Barcelona. Mas se ele não estiver bem, ficará no banco", adiantou.
"Espero um jogo duro, diante de um adversário com muito talento. Será uma partida eletrizante", completou o treinador.
O Barça também terá um desfalque de peso, o zagueiro Gerard Piqué, que sofreu uma lesão no quadril na partida de ida. Ele deve ser substituído novamente pelo jovem Marc Bartra, de 23 anos.
De acordo com a imprensa espanhola, Martino pretende escalar Neymar novamente na ponta esquerda, posição que ocupa na seleção brasileira.
Na semana passada, começou jogando na direita, mas voltou a atuar no seu lado predileto do campo com a entrada do chileno Alexis Sánchez no lugar de Fábregas. O ex-santista acabou se soltando e foi premiado com um gol.
As duas equipes voltarão a se enfrentar no dia 18 de maio, no Camp Nou, na última rodada do Campeonato Espanhol, em partida que tem tudo para ser uma decisão pelo título nacional.
- Prováveis escalações:
Atlético Madrid: Courtois - Juanfran, Miranda, Godin, Filipe Luis - Raúl García, Gabi, Tiago, Koke - Villa, Diego Costa (ou Adrián). T: Diego Simeone
Barcelona: Pinto - Alves, Bartra, Mascherano, Alba - Xavi, Busquets, Iniesta - Fábregas, Messi, Neymar. T: Gerardo Martino
Árbitro: Howard Webb (ING)
jed/jcp/maz/psr/lg















