Após proposta da Fifa, principal estádio de Cabo Verde terá o nome do Rei Pelé
Presidente da federação, Infantino disse durante o velório do ídolo que países deveriam nomear arenas em homenagem ao Rei
Futebol|Do R7
Depois da proposta do presidente da Fifa, Gianni Infantino, Cabo Verde será o primeiro país a pôr o nome de Pelé em um estádio após a sua morte. Nesta quarta-feira (4), o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, anunciou que o estádio nacional do país africano passará a ser chamado de Estádio Pelé.
A decisão foi tomada após o mandatário da Fifa ter ressaltado que queria ver homenagens ao Rei com o seu nome em pelo menos uma arena em cada país. A declaração foi dada durante o velório de Pelé, realizado na Vila Belmiro, estádio do Santos.
Edson Arantes do Nascimento morreu na última quinta-feira (29), aos 82 anos. Ele estava lutando contra um câncer no cólon e estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Para o primeiro-ministro, o único jogador tricampeão da Copa do Mundo na história merece grandes homenagens.
"Pelé foi e sempre será uma referência no Brasil, na nossa lusofonia e em todo o resto do mundo, um ídolo que liga várias gerações. Como homenagem e reconhecimento a essa figura que nos engrandece a todos, manifesto a intenção de nomear nosso estádio nacional como Estádio Pelé", disse o primeiro-ministro, em comunicado oficial.
José Ulisses Correia e Silva também declarou que espera ver outros países seguirem o exemplo. De acordo com ele, Pelé "se transformou numa figura planetária, ícone de massas, e demonstrou que o esporte tem o poder de unir o mundo".
Confira o comunicado do primeiro-ministro de Cabo Verde:
"Cabo Verde e Brasil têm uma história e cultura que andam de mãos dadas, considerando que são dois países irmãos, ligados pela língua e por identidades muito similares.
E com o desaparecimento físico de Edson Arantes de Nascimento, o Rei Pelé, nascido cidadão brasileiro, ele que cedo se transformou numa figura planetária, ícone de massas, demonstrando que o desporto tem o poder de unir o mundo, agora é nosso desejo homenagear-lhe.
Pelé foi e será sempre uma referência no Brasil, na nossa lusofonia e em todo resto do mundo, sendo um ídolo que liga várias gerações.
Como homenagem e reconhecimento a esta figura que nos engrandece a todos, manifesto a intenção de nomear o nosso estádio nacional como Estádio Pelé, numa iniciativa ao qual, acredito, vários países pelo mundo nos acompanharão.
Já comunicamos à Fifa a nossa intenção, por ter sido essa instituição a lançar o repto, e almejamos poder concretizar brevemente este ato simbólico.
Gostaríamos de ouvir a sua opinião."
No adeus a Pelé, veja as imagens mais marcantes dos fãs no cortejo do Rei